webpage visitors ipv4 traffic statistics

Como o RH pode motivar funcionários

Compartilhe:      

É mais do que sabida a diferença entre um funcionário e um funcionário motivado. O clima fica leve, pequenos atrasos praticamente cessam e a produtividade aumenta, dentre outras infinitas mudanças no dia-a-dia de qualquer empresa. Gestores e profissionais de RH do mundo inteiro passam horas e mais horas em reuniões buscando esse tipo de melhora. Para mostrar que melhorar salário ajuda, mas é apenas mais um dos inúmeros fatores de motivação de funcionários e colaboradores, elaboramos uma pequena lista de ações e providências que são tiro e queda. Acompanhe!

INTEGRAÇÃO FORA DO HORÁRIO DE TRABALHO

Reuniões e conversas durante o expediente evidentemente contribuem para pequenos e grandes acertos, retomadas de rotas e objetivos. Mas a boa e velha cervejinha depois do trabalho ajuda  – e muito – também. O chamado “happy hour”, normalmente uma vez por semana, faz com que funcionário se conheçam melhor, encerra possíveis pequenas rusgas e, com uma frequência bem maior do que a imaginada, ajuda a encontrar soluções, criar ideias e motivar a todos. Quando a “firma” paga a conta então, é imbatível!

ESTIMULAR O APRENDIZADO

O funcionário ou colaborador que não se sente estagnado em seu cargo sempre estará mais motivado a melhorar sua produção, visando subir de posto, melhorar o salário e ter uma qualidade de vida melhor. Por isso, quem investe desenvolvimento dos colaboradores durante o próprio expediente (nem todos tem como dispor de horas extras para cursos, por exemplo) ganha um funcionário mais capacitado e motivado.

DESCANSO NA EMPRESA

É tão moderna quanto eficaz a estratégia de montar uma sala de descanso para que funcionários, principalmente aqueles que despendem um grande número de horas dentro da empresa, possam ter seus minutos de descanso. Com a cabeça descansada, a produção aumenta e, mesmo que não diga, o funcionário sente-se mais motivado a trabalhar em uma corporação que se preocupa com seu bem estar, mesmo com pequenos detalhes como esse.

CELEBRAR É PRECISO

Mais do que isso. É fundamental e faz com que os colaboradores notem que os gestores estão atentos e valorizam até as pequenas conquistas. É preciso ir além da festa de fim de ano, o amigo oculto e da cesta de natal. Meta semanal batida, cumprimento com eficácia de um trabalho extra e com prazo de entrega curto, conquista de uma nova conta. Tudo isso vale ser reconhecido e valorizado, seja reunindo a equipe responsável para uma salva de palmas (atenção, sempre valorizar a equipe, nunca apenas o chefe dela) até abrir um prosseco no fim do expediente! O importante é não deixar passar nem mesmo as pequenas conquistas em branco.

DAR ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE TRABALHO

É mais comum do que parece cometer o erro de nem sempre o funcionário ter um local asséptico, climatizado e com aparelhagem ideal para executar as suas tarefas diárias. E essa falha contamina o ambiente inteiro e desmotiva a todos. Ter uma boa cadeira, uma roupa de segurança eficaz, não ser exposto a temperaturas extremas é fundamental para que o trabalho seja feito a contento.

Especialistas em RH com reconhecimento em todo o mercado, a Talentos Consultoria está pronta para ajuda-lo a gerir sua empresa e seus colaboradores. Entre em contato conosco!

Compartilhe:      

Deixe um comentário