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Modelo de pesquisa de clima: as perguntas certas para entender o clima da sua empresa

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Modelo de Pesquisa de Clima

Você já se perguntou como realizar uma pesquisa de clima organizacional? Quais perguntas devem ser feitas no questionário de avaliação de satisfação dos colaboradores?

Neste artigo, vamos abordar essas questões e fornecer um modelo de pesquisa de clima que pode fornecer insights valiosos sobre a satisfação geral das pessoas na sua empresa.

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta essencial para entender as percepções, expectativas e satisfação dos colaboradores, permitindo que a gestão tome medidas adequadas para melhorar o ambiente de trabalho.” – Patrícia Ayres, diretora da Talentos Consultoria.

Conheça o nosso artigo “Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como funciona?“, com um conteúdo mais completo, que contém conceitos e medidas práticas para você aplicar da melhor forma a pesquisa de clima na sua empresa.

Aqui neste artigo abordaremos especificamente sobre o modelo de pesquisa de satisfação, como ele deve ser estruturado e quais os objetivos de cada pergunta.

Definindo o objetivo da pesquisa

Antes de elaborar as perguntas do questionário, é fundamental estabelecer o objetivo da pesquisa.

O que você deseja descobrir ou resolver por meio dessa pesquisa?

Sua empresa está enfrentando algum problema específico?

O exemplo de pesquisa de clima apresentado a seguir tem o propósito simples de mapear a satisfação dos colaboradores de forma geral.

Ter um objetivo claro ajudará a direcionar a criação das perguntas da pesquisa e a definir os critérios para avaliar se ela foi bem-sucedida ou não.

Além disso, é importante definir uma meta de taxa de resposta para garantir resultados significativos. Recomenda-se uma taxa de resposta entre 85% e 90% para obter uma amostra representativa da opinião dos colaboradores.

Planejamento da pesquisa de clima

Um bom planejamento é essencial para uma pesquisa de clima organizacional eficaz. É necessário considerar cada etapa do processo para garantir que tudo ocorra de forma contínua e coerente.

Defina as datas de início e término da pesquisa, bem como a data de apresentação dos resultados.

Nessa etapa, é importante apresentar aos colaboradores os benefícios e o propósito da pesquisa, destacando que ela visa identificar as condições de trabalho, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o relacionamento entre colegas e a satisfação geral dos colaboradores com a empresa.

Nessa fase, também é fundamental transparecer para o colaborador que suas respostas individuais não serão expostas e que ele não sofrerá retaliações ou quaisquer outras consequências negativas, em função das respostas dadas na pesquisa. Sempre que possível, opte por realizar pesquisas que garantam o anonimato do colaborador no momento da resposta, para que ele se sinta mais seguro e confortável em responder o questionário com sinceridade.

Exemplo de Pesquisa de Clima

Modelo de pesquisa de clima organizacional

A seguir, apresentamos um exemplo de questionário de pesquisa de clima organizacional que pode fornecer informações valiosas para a medição da satisfação geral dos colaboradores de uma empresa:

1 – Qual é o seu setor na empresa? Escolha uma das opções abaixo: (opcional)

  • Marketing
  • Vendas
  • Suporte ou Sucesso do Cliente
  • Tecnologia
  • Outros
  • Desejo não responder

Essa pergunta permite obter uma visão específica de cada setor da empresa durante a análise dos resultados. Adapte os setores, de acordo com os existentes na sua empresa.

2 – Avalie as seguintes questões de acordo com os critérios abaixo: “Muito insatisfeito(a)”, “Insatisfeito(a)”, “Indiferente”, “Satisfeito(a)” ou “Muito satisfeito(a)”

  • Como você se sente em relação às tarefas que executa diariamente?
  • Como você avalia a sua relação com seu líder nos últimos meses?
  • Quão satisfeito(a) você está com a autonomia para a realização do seu trabalho?
  • Quão satisfeito(a) você está em relação à liberdade de expressão na empresa?
  • Como se sente em relação ao seu local de trabalho físico? (Espaço, equipamentos, softwares, etc.)
  • Quão satisfeito(a) você está com a sua relação com seus colegas de trabalho?
  • Como você se sente em relação à remuneração e aos benefícios oferecidos pela empresa?
  • Qual o seu nível de satisfação com o investimento em capacitação realizado pela empresa nos colaboradores?
  • Quão satisfeito(a) você está com as oportunidades de crescimento na empresa?
  • Qual é o seu nível de satisfação com a sua rotina de trabalho?
  • Qual o seu nível de satisfação em relação aos feedbacks e avaliações do seu desempenho?
  • Como você se sente em relação ao reconhecimento ao bom desempenho de funcionários?
  • Qual o seu nível de satisfação com a comunicação e transparência nas decisões da empresa?

3 – No geral, qual é o seu nível de satisfação em trabalhar na empresa?

Essa pergunta permite que os colaboradores classifiquem sua satisfação em uma escala de 1 a 10. Ela serve como um “termômetro” da satisfação dos colaboradores com a empresa em geral.

4 – Espaço aberto: compartilhe suas ideias e opiniões livremente.

Ofereça um campo livre para os colaboradores poderem expressar suas ideias e opiniões sem restrições, sobre pontos que os incomodam ou proposições de melhorias, por exemplo.

Configuração do questionário da pesquisa de clima

Com as perguntas definidas, é hora de configurar a pesquisa em uma plataforma online, como o Google Forms, Survey Monkey ou Survio. Essas ferramentas facilitam o alcance de um maior número de participantes e simplificam a análise dos resultados.

Teste o questionário da pesquisa de clima para garantir que as perguntas, notas e configurações estejam corretas, antes de iniciar a coleta de informações.

Configurando e executando o modelo da pesquisa de clima

Aplicação da pesquisa de clima organizacional

Após configurar a pesquisa, é hora de aplicá-la.

Identifique a melhor maneira de convidar os participantes da sua empresa, seja por e-mail ou por meio de ferramentas de mensagens, como Slack ou Microsoft Teams.

Certifique-se de que todos compreendam a importância da pesquisa e o prazo para conclusão. Reforce periodicamente o pedido até atingir a taxa mínima de resposta estabelecida anteriormente.

Análise dos resultados da pesquisa de satisfação

Por fim, analise os resultados da pesquisa. Independentemente da ferramenta utilizada, você terá acesso aos resultados, provavelmente apresentados em gráficos, que mostrarão a realidade da sua empresa.

Analise cuidadosamente os dados, tire conclusões e planeje os próximos passos com base nessas informações.

Considere também como apresentar os resultados para toda a empresa e crie espaços para feedbacks. É essencial que todos tenham conhecimento sobre o clima organizacional e saibam como contribuir para melhorá-lo ou mantê-lo, se for o caso.

Vá além do nosso modelo de pesquisa de clima

Use o nosso modelo de pesquisa de clima como inspiração para começar a planejar a avaliação do nível de satisfação na sua empresa. Ressaltamos que o questionário de pesquisa de clima organizacional é apenas uma parte do trabalho.

Os objetivos da pesquisa, o engajamento dos colaboradores, bem como a aplicação de medidas após a realização da análise dos resultados são tão ou mais importantes quanto a aplicação do questionário.

Por isso, reforçamos o convite para você ler o artigo “Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como funciona?“. Nele você vai se aprofundar ainda mais sobre este tema tão importante para a gestão de pessoas na sua empresa.

Também convidamos você a conhecer os 6 passos que a Talentos Consultoria executa no serviço de pesquisa de clima prestado para as empresas clientes. A nossa experiência poderá servir de inspiração como modelo de pesquisa de clima para você aplicar no seu negócio.

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta valiosa para entender as necessidades e percepções dos colaboradores. Ao implementar essa pesquisa e utilizar seus resultados de forma efetiva, você estará promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e satisfatório para todos. Invista nessa prática e colha os benefícios de uma cultura organizacional positiva.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários.

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