webpage visitors ipv4 traffic statistics

Gestão de pessoas: saiba tudo sobre essa estratégia e como implementá-la

Compartilhe:      
Gestão de Pessoas: Colaboradores mais motivados proporcionam melhores resultados organizacionais.

As pessoas são o principal ativo de uma empresa. Para fazer com que os trabalhadores consigam atingir seu potencial máximo de produtividade e contribuir para o sucesso da organização, a gestão humanizada é o meio mais eficaz.

A Gestão de Pessoas é a principal chave para garantir a “humanização” da administração do capital humano de qualquer empresa.

Mas, afinal, o que é a Gestão de Pessoas, quais são os seus benefícios e como ela pode ela pode ser implementada? Saiba mais sobre todos esses assuntos neste artigo.

O que é Gestão de Pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de atividades voltadas à administração e desenvolvimento dos trabalhadores de uma empresa. Seu principal objetivo é criar um ambiente de trabalho produtivo, em que os colaboradores se sintam motivados e valorizados.

Ela surge a partir do final dos anos 90, quando as empresas percebem que o desenvolvimento e a valorização das “pessoas” está diretamente ligado ao sucesso organizacional.

Se antes as empresas enxergavam os colaboradores apenas como simples mão-de-obra, agora as companhias valorizam as pessoas como mentes pensantes, capazes de gerar ideias inovadoras e contribuir para o crescimento da organização.  

E começam a investir mais no desenvolvimento de seus trabalhadores, oferecendo treinamentos, oportunidades de crescimento e ambientes de trabalho agradáveis.  

As empresas percebem que quando os colaboradores se sentem valorizados e motivados, eles produzem mais e melhor e isso resulta em um aumento da produtividade, da competitividade e da lucratividade da empresa.

A área de Recursos Humanos tradicional, que antes tinha um papel mais focado em atividades de Departamento Pessoal, passa a desempenhar um papel mais estratégico, que vem a se tornar um dos pilares fundamentais para o sucesso da empresa: A Gestão de Pessoas.

Resumindo, a Gestão de Pessoas é um conjunto de estratégias e práticas que visa maximizar o potencial humano dentro de uma empresa, promovendo o crescimento e a realização dos colaboradores, enquanto contribui para o alcance dos objetivos da organização.

Pilares da Gestão de Pessoas

Para que a Gestão de Pessoas seja eficaz, é importante compreender e aplicar os cinco pilares que a sustentam.

Quais são os 5 pilares da Gestão de Pessoas? Liderança, comunicação, treinamento e desenvolvimento, trabalho em equipe e processos.

Entenda abaixo como cada pilar interfere sobre a Gestão de Pessoas.

1 – Liderança

Um líder eficaz é capaz de inspirar e motivar seus colaboradores, definir metas claras, fornecer orientação e feedback construtivo, além de ser um exemplo de conduta profissional. Um bom líder cria um ambiente positivo, estimula a colaboração e promove a sinergia entre os membros da equipe.

Por exemplo, um líder pode adotar estratégias como a delegação adequada de tarefas, o reconhecimento do trabalho bem realizado e o estímulo ao desenvolvimento profissional dos colaboradores.

2 – Comunicação

A comunicação é uma ferramenta poderosa na Gestão de Pessoas. Uma comunicação eficaz entre gestores e colaboradores promove a clareza de expectativas, ajuda a construir relacionamentos saudáveis e evita mal-entendidos. Além disso, uma boa comunicação permite a troca de ideias, sugestões e feedbacks para que todas as partes se sintam ouvidas e valorizadas.

Dicas para uma comunicação eficaz incluem ouvir ativamente, oferecer feedback construtivo, ser claro e objetivo nas mensagens e incentivar a participação ativa de todos os membros da equipe.

Por exemplo, a liderança pode realizar reuniões periódicas com os colaboradores para escutar e entender o momento deles dentro da empresa e identificar como ela pode ajuda-los a chegar nos objetivos da organização – desta forma, o pilar da “comunicação” ajuda a alinhar os interesses dos funcionários, que se sentem escutados e valorizados, com os da companhia, que consegue aumentar a produtividade dos colaboradores.

3 – Treinamento e Desenvolvimento

Investir em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é fundamental para o crescimento da empresa. Ao capacitar os colaboradores com novas habilidades e conhecimentos, a organização pode melhorar a qualidade do trabalho realizado, aumentar a produtividade e promover a satisfação e o engajamento dos funcionários.

Existem diversas maneiras de promover o treinamento e desenvolvimento, como a realização de workshops, cursos, mentorias e programas de capacitação interna. É importante criar um ambiente que incentive a aprendizagem contínua e que valorize o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

4 – Trabalho em equipe

O trabalho em equipe promove a colaboração, a troca de ideias e o alcance de melhores resultados. Ao construir e manter equipes eficazes, a organização pode aproveitar o potencial de cada membro, desenvolver habilidades complementares e alcançar um desempenho coletivo superior.

Para construir e manter equipes eficazes, é importante criar um ambiente de confiança, incentivar a cooperação e promover a comunicação aberta. Estratégias como a distribuição equilibrada de tarefas, o estabelecimento de metas compartilhadas e a valorização das contribuições individuais são fundamentais na gestão do trabalho em equipe.

5 – Processos

Os processos fornecem diretrizes e estruturas claras para a realização das atividades relacionadas ao gerenciamento de pessoas. Além disso, processos bem definidos auxiliam na tomada de decisões, na avaliação do desempenho dos colaboradores e na identificação de oportunidades de melhoria.

Exemplos de processos eficazes na Gestão de Pessoas incluem o recrutamento e seleção estratégicos, o planejamento de capacidade, a gestão de desempenho, o programa de benefícios e a avaliação de competências.

Treinamento e Desenvolvimento é um dos pilares da Gestão de Pessoas.

Principais funções da Gestão de Pessoas

Os cinco pilares servem para nortear as estratégias da Gestão de Pessoa, funcionando como um elo entre os interesses dos trabalhadores e os da empresa.

Por isso, é essencial que essas 5 dimensões trabalhem em conjunto para que as atividades propostas pela Gestão de Pessoas alcancem resultados positivos tanto para os colaboradores quanto para a organização.

Quais são as funções da Gestão de Pessoas?

As funções desempenhadas pela Gestão de Pessoas são:

  • Recrutamento e seleção
  • Onboarding
  • Treinamento e desenvolvimento
  • Mapeamento de cargos e competências
  • Avaliação de desempenho
  • Remuneração e benefícios
  • Segurança e saúde ocupacional
  • Implementação e disseminação da cultura organizacional
  • Defender a melhoria contínua do clima organizacional

É possível notar que as responsabilidades da Gestão de Pessoas englobam as atividades do RH tradicional. E isso é correto, pois muitas das atividades desempenhadas pelo RH impactam diretamente na satisfação e bem estar dos funcionários. Por isso, muitas empresas trocaram a nomenclatura e atividades do antigo departamento de RH para o setor de Gestão de Pessoas.

Conheça mais detalhes sobre as principais responsabilidades do RH orientado à Gestão de Pessoas.

Qual a diferença entre RH e Gestão de Pessoas?

Embora frequentemente usados como sinônimos, Recursos Humanos (RH) e gestão de pessoas apresentam distinções cruciais.

O RH tradicional concentra-se em atividades operacionais e administrativas, como contratação, demissão, folha de pagamento, entre outras.

Por outro lado, a gestão de pessoas vai além dessas funções, visando criar ambientes de trabalho que incentivem o crescimento profissional, a satisfação do colaborador e a excelência organizacional.

Diferença entre o RH e Gestão de Pessoas

AtributoGestão de PessoasRH Tradicional
ObjetivoGarantir que os funcionários da empresa colaborem com mais eficiência para alcançar os objetivos do negócio.Executar as atividades administrativas relacionadas às pessoas.
ResponsabilidadesAtividades estratégicas relacionadas à gestão de pessoas e tarefas administrativas e operacionais.Tarefas administrativas e operacionais.
Relação com a liderançaParceria estratégica.Suporte à liderança.
Relação com colaboradoresFoco no crescimento pessoal e profissional, além de propiciar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para os colaboradores.Foco no cumprimento de políticas e procedimentos da empresa.
Exemplos de atividadesAtrair, reter, desenvolver e motivar os colaboradores, alinhar os objetivos pessoas dos profissionais aos objetivos organizacionais.Processos de admissão e desligamento, benefícios, saúde e segurança, cálculo de folha salarial.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Gestão de Pessoas: a humanização do RH.

A importância da Gestão de Pessoas

Quando planejada de forma estratégica, a Gestão de Pessoas contribui para o aumento da produtividade, da competitividade e da satisfação dos colaboradores.

Aumento de Produtividade

A Gestão de Pessoas é responsável por desenvolver e implementar estratégias para atrair e reter os melhores talentos para a empresa. Colaboradores motivados e alinhados com o propósito coletivo da organização são mais produtivos e contribuem para o crescimento da empresa.

Visando o aumento de produtividade da empresa, a Gestão de Pessoas é responsável, por exemplo, por:

  • Desenvolver um processo de recrutamento e seleção eficaz, que selecione os candidatos com as habilidades e competências necessárias para a vaga. Saiba como fazer um processo de recrutamento e seleção eficaz.
  • Oferecer pacotes de remuneração e benefícios competitivos, que sejam atrativos para os candidatos.
  • Atrair pessoas alinhadas com a cultura organizacional da empresa.

A baixa produtividade é um dos maiores desafios do RH. Neste outro artigo, sobre os problemas mais comuns de RH, nós listamos dicas sobre como tratar os principais 13 desafios da Gestão de Pessoas.

Competitividade

A Gestão de Pessoas ajuda as empresas a se diferenciarem da concorrência.

A Gestão de Pessoas também é responsável por desenvolver e implementar programas de capacitação e desenvolvimento para os colaboradores. Isso é importante porque colaboradores capacitados são mais produtivos e estão mais preparados para enfrentar os desafios do mercado.

Para tornar a empresa mais competitiva, a Gestão de Pessoas a poderá contribuir com as seguintes atividades:

  • Oferecer treinamentos e workshops que capacitem os colaboradores para as suas funções atuais.
  • Oferecer programas de desenvolvimento de liderança, que preparem os colaboradores para assumir posições de liderança no futuro.
  • Oferecer programas de desenvolvimento pessoal, que ajudem os colaboradores a desenvolver suas habilidades e competências.

Satisfação dos colaboradores

A Gestão de Pessoas ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Colaboradores satisfeitos são mais propensos a se manter na empresa e a contribuir para o seu sucesso.

A Gestão de Pessoas ajuda a aumentar a satisfação dos colaboradores por meio de uma série de ações, que podem ser divididas em três categorias principais:

1 – Cultura organizacional: A Gestão de Pessoas é responsável por criar e manter uma cultura organizacional positiva e inclusiva. Isso é importante porque colaboradores que se sentem valorizados e respeitados ficam mais satisfeitos com o seu trabalho.

Algumas das ações que a Gestão de Pessoas pode tomar para criar uma cultura organizacional positiva incluem:

  • Definir e comunicar os valores da empresa para os colaboradores.
  • Promover o respeito e a diversidade no ambiente de trabalho.
  • Oferecer oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional aos colaboradores.

2 – Recompensas e benefícios: A Gestão de Pessoas também é responsável por desenvolver e implementar um sistema de recompensas e benefícios que seja justo e competitivo. Colaboradores que se sentem recompensados pelo seu trabalho são mais propensos a estar satisfeitos e motivados com o seu emprego.

Algumas das ações que a Gestão de Pessoas pode tomar para desenvolver um sistema de recompensas e benefícios justo incluem:

  • Oferecer salários e benefícios competitivos.
  • Oferecer oportunidades de reconhecimento e feedback aos colaboradores.
  • Oferecer programas de saúde e bem-estar aos colaboradores.

Saiba como fazer uma pesquisa salarial, para identificar se a remuneração oferecida pela empresa é competitiva.

3 – Liderança: A Gestão de Pessoas também é responsável por desenvolver e apoiar a liderança na empresa. Quando os colaboradores se sentem liderados por pessoas competentes e inspiradoras, eles ficam mais propensos a estar satisfeitos com o seu trabalho.

Algumas das ações que a Gestão de Pessoas pode tomar para desenvolver a liderança na empresa incluem:

  • Oferecer programas de treinamento e desenvolvimento de liderança.
  • Criar oportunidades para que os líderes desenvolvam suas habilidades.
  • Apoiar os líderes para que eles sejam eficazes em suas funções.
Como implementar a gestão de pessoas no RH?

Como implementar a Gestão de Pessoas?

Cada empresa tem uma realidade única. Nós, da Talentos Consultoria, já implementamos processos e práticas de Gestão de Pessoas de diferentes formas em nossos clientes.

Por isso, ressaltamos que os passos listados abaixo servem apenas como uma orientação e devem ser adaptados à realidade e ao contexto da sua organização.

Alinhamento aos Objetivos da Empresa

Certifique-se de que a gestão estratégica de pessoas está alinhada aos objetivos organizacionais, com comunicação transparente sobre visão, valores e missão.

Avaliação dos Recursos de RH

Mapeie habilidades e competências dos colaboradores, identificando líderes, especialistas e oportunidades de crescimento nos times. Veja como fazer um mapeamento e descrição dos cargos da sua empresa.

Antecipação de Necessidades Futuras

A partir do mapeamento de cargos e das estratégias de negócio da empresa, antecipe as habilidades necessárias para o futuro, identificando talentos que atendam a essas demandas e planeje o desenvolvimento de competências.

Planos de Carreiras

Desenvolva planos de carreiras claros, alinhando expectativas entre líderes e equipe, indicando o progresso e as habilidades necessárias para os colaboradores avançarem na organização. Desenvolva os planos com base nas orientações das lideranças, incluindo mapeamento de carreira, competências a serem desenvolvidas, treinamentos necessários e critérios para promoção.

Ferramentas de Gestão

Use ferramentas tecnológicas para facilitar a gestão estratégica de pessoas, permitindo que o RH se concentre no desenvolvimento de talentos e acompanhe o desempenho dos colaboradores.

Treinamentos

Planeje os treinamentos com base nas metas organizacionais, e aplique-os frequentemente visando o desenvolvimento das competências necessárias para as atividades desempenhadas.

Engajamento dos Colaboradores

Crie um ambiente que promova o engajamento dos colaboradores, estimulando o sentimento de pertencimento e reconhecendo o bom desempenho.

Cultura Organizacional

Cultive uma cultura organizacional que alinhe os valores dos colaboradores aos da empresa, estabelecendo normas de comportamento esperado.

Estabelecimento de Metas

Como em qualquer projeto, defina metas realistas e alcançáveis, compatíveis com o cenário atual da empresa, para garantir a efetividade da gestão estratégica de pessoas.

Indicadores da Gestão de Pessoas

A avaliação dos resultados é fundamental para garantir que a Gestão de Pessoas esteja atingindo os seus objetivos. A avaliação deve ser realizada periodicamente e deve incluir a análise dos seguintes indicadores:

  • Produtividade dos colaboradores e dos departamentos;
  • Qualidade dos produtos e serviços entregues;
  • Satisfação dos colaboradores;
  • Rotatividade de talentos (ou Turn Over);
  • Absenteísmo;
  • Acidentes de trabalho.

Implemente a Gestão de Pessoas com Eficácia e Segurança

Consultores de RH da Talentos Consultoria

A Talentos oferece a consultoria de Processo de Gente, na qual implementamos as principais práticas e processos para uma Gestão de Pessoas eficiente nas empresas dos nossos clientes.

No Processo de Gente, nós seguimos a metodologia abaixo:

  1. Levantamento dos objetivos organizacionais;
  2. Levantamento dos objetivos do RH;
  3. Engajamento dos gestores;
  4. Mapeamento de processos e controles;
  5. Análise de métricas e indicadores e
  6. Planos de ação.

Juntos, trabalhamos 7 módulos para cobrir todas as necessidades personalizadas do RH de cada empresa:

  • Recrutamento e Seleção;
  • Integração e Treinamento;
  • Acompanhamento e Retenção;
  • Remuneração e Benefícios;
  • Motivacional;
  • Controle de Jornada e
  • Desligamento.

Desta forma, ao seguir uma metodologia bem definida e analisar todos os processos e práticas do seu RH, somos capazes de implementar ou otimizar a Gestão de Pessoas da sua empresa com segurança e eficácia.

Saiba mais sobre a nossa consultoria de Processo de Gente e veja como podemos ajudar a sua empresa.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe! Ele pode ajudar alguém.


Perguntas Mais Frequentes Sobre Gestão de Pessoas

  • O que é gestão de pessoas?

    A gestão de pessoas é um conjunto de atividades voltadas à administração e desenvolvimento dos trabalhadores de uma empresa. Seu principal objetivo é criar um ambiente de trabalho produtivo, em que os colaboradores se sintam motivados e valorizados.

  • Qual a importância da Gestão de Pessoas?

    A Gestão de Pessoas contribui, de um lado, para o aumento da satisfação dos colaboradores e, por outro lado, para o crescimento produtividade e da competitividade de uma empresa.

  • O que se faz em Gestão de Pessoas?

    As principais atividades da Gestão de Pessoas são: Recrutamento e seleção, Onboarding de colaboradores, Treinamento e desenvolvimento, Mapeamento de cargos e competências, Avaliação de desempenho, Remuneração e benefícios, Segurança e saúde ocupacional, Cultura e Clima Organizacional.

  • Quais são os pilares da Gestão de Pessoas?

    Os 5 pilares da Gestão de Pessoas são Liderança, comunicação, treinamento e desenvolvimento, trabalho em equipe e processos.

  • Como implementar a Gestão de Pessoas?

    O RH de uma empresa deve primeiramente entender os objetivos estratégicos da gestão a ser implementada. Em seguida, deverá se planejar para aplicar as principais práticas de Gestão de Pessoas aos poucos, ou poderá contar com uma consultoria de RH especializada para ajudá-la neste processo.

Compartilhe:      

Deixe um comentário