webpage visitors ipv4 traffic statistics

Consultoria de recrutamento e seleção: como funciona e por que contratar?

Compartilhe:      
Consultoria de recrutamento e seleção: como funciona e quando contratar
Consultoria de recrutamento e seleção: entenda como funciona e porque contratá-la.

A consultoria de recrutamento e seleção é fundamental para uma resposta rápida e qualitativa nos serviços de recursos humanos. Oferecendo mais agilidade e qualidade nas contratações, o serviço da consultoria de recrutamento e seleção tende a impactar diretamente no aumento da produtividade e redução de turnover na empresa, entre outros benefícios.

Veja neste artigo como funciona esse tipo de consultoria e quando você deveria considerar a sua contratação.

Como funciona uma consultoria de recrutamento e seleção?

Uma consultoria de recrutamento e seleção funciona como um serviço especializado, voltado para atender basicamente a necessidade de admissão dos melhores candidatos para as vagas de trabalho em uma empresa.

A contratação de funcionários ruins resulta em retrospectos negativos para o empregador a médio e A contratação de funcionários inadequados acaba por gerar resultados negativos para o empregador a médio e longo prazo. A consultoria de recursos humanos tem por objetivo mitigar possíveis admissões equivocadas, evitar o desgaste da equipe de RH da empresa contratante e aumentar dramaticamente as chances de que todo o processo de recrutamento e seleção seja um sucesso.

O que faz uma consultoria de recrutamento e seleção?

Uma das principais estratégias de expansão dos negócios é contratar pessoas realmente qualificadas. Para contribuir com os objetivos da empresa contratante, a consultoria de recrutamento e seleção oferece um processo de admissão de funcionários com 7 etapas bem definidas:

7 etapas do processo de recrutamento e seleção

  1. Definições – o cliente identifica a necessidade de contratação e, em conjunto com a consultoria, define as atribuições de cargos e funções, as condições das ofertas de trabalho, os perfis de candidatos ideais, suas competências e os prazos de contratações.
  2. Divulgação das vagas de trabalho – a divulgação pode ser interna (quando colaboradores da empresa podem se candidatar às vagas), externa (captação fora da empresa), ou mista (interna e externa).
  3. Recepção de currículos – a consultoria de recrutamento e seleção começa a receber as aplicações dos candidatos e analisa os currículos individualmente.
  4. Validação – os consultores entram em contato por telefone com os candidatos selecionados, para confirmar informações do currículo, bem como validar suas competências e interesse nas vagas disponíveis.
  5. Seleção – nesta etapa, podem ser aplicados diferentes tipos de avaliação dos candidatos: entrevista por competências, dinâmicas de grupo, provas de conhecimento específico.
  6. Contratação – assinatura de contrato de trabalho e onboarding (processo de integração de novos membros em uma empresa) do candidato selecionado. Os candidatos não selecionados são contactados sobre o fim do processo seletivo.
  7. Relatório – ao final do serviço, a consultoria de recrutamento e seleção emite um relatório final para a contratante, contendo dados e informações importantes sobre o processo de recrutamento e seleção realizado.

Por que contratar uma consultoria de recrutamento e seleção?

Por que contratar uma empresa de recrutamento e seleção?
Quando vale a pena contratar uma empresa de recrutamento e seleção? Confira abaixo.

Em outro artigo, já abordamos 9 Vantagens de terceirizar o recrutamento e seleção. Vale a pena conferir!

Agora, você conhecerá os motivos mais comuns e os momentos mais propícios para as empresas recorrerem à consultoria de recrutamento e seleção.

Quando a empresa não possui um RH interno

Empresas que não dispõem de uma equipe de recursos humanos devem optar por uma consultoria de recrutamento e seleção para seguirem processos e metodologias validadas de contratação. Quando precisar atrair novos talentos, os únicos trabalhos do gestor serão os de confirmar os candidatos encaminhados pela consultoria e de efetivar a sua contratação.

Quando precisa realizar contratações urgentes

Uma consultoria especializada em admissão de profissionais possui um banco de dados com enorme quantidade de excelentes candidatos para diversos setores. Com o uso de softwares, o mapeamento das informações sobre cada candidato se torna mais ágil, acelerando o tempo de contratação de profissionais qualificados em casos de urgência.

Quando a equipe interna de RH necessita de suporte

A área de RH da empresa contratante pode estar passando por um período de turnover elevado, aumento extraordinário de contratações ou ainda outros desafios inerentes ao setor e, muitas vezes, precisa de um suporte ainda que temporário.

Nesses casos recorrer a uma consultoria especializada em recrutamento é uma solução viável e extremamente indicada.

Quando a contratação precisa ser bem orientada e embasada

A consultoria deve selecionar as pessoas que possuem maior potencial de agregar aos objetivos traçados pelo cliente.  Para garantir a qualidade dos seus serviços, a consultoria conta com profissionais especialistas, metodologias validadas, processos rigorosos, softwares e ferramentas. Desta forma, toda contratação é muito bem orientada e embasada.

Quando o RH da empresa está com baixo desempenho

É possível que o setor de recursos humanos de uma empresa esteja com dificuldades em contratar profissionais adequados. Uma das principais métricas que apontam para essa dificuldade são as constantes trocas de funcionários. Em vista disso, uma consultoria de RH pode fornecer uma bateria completa de contratações de verdadeiros talentos e orientar o setor interno sobre como proceder diante de novas necessidades.

Quando há necessidade de contratações específicas e técnicas

Algumas vagas de emprego exigem que os candidatos tenham conhecimentos e habilidades técnicas bem específicas, que não se encontram em abundância no mercado de trabalho. Essas vagas podem ser grandes desafios para as equipes internas de RH.

Nestes casos, terceirizar o recrutamento e seleção pode ser uma alternativa mais viável e com maiores chances de sucesso.

Quando há dúvidas sobre a legislação vigente

A legislação trabalhista no Brasil é burocrática e desta forma, estar ciente de cada regra na hora de uma contração específica é uma necessidade de muitos empregadores. A consultoria de recrutamento e seleção vai ajudar a equipe interna de recrutamento com a regulamentação vigente, mitigando os riscos de sanções, custos com multas e ações judiciais.

Como contratar uma consultoria de recrutamento e seleção para a sua empresa?

Consultores de RH no escritório da Talentos Consultoria no Rio de Janeiro
Equipe de consultores da Talentos Consultoria.

Primeiro, faça uma lista com os principais desafios que a sua empresa precisa resolver e busque por uma parceria, que possa entregar de fato os resultados que você espera.

Pesquise sobre as empresas na internet. Entre aquelas que oferecem serviços de Recrutamento e Seleção, avalie a sua experiência de mercado, quem são os clientes que já foram atendidos, como estão as avaliações no card da empresa no Google, por exemplo.

Ao considerar terceirizar recrutamento e seleção, verifique se a empresa oferece modelos de projetos de consultoria adaptáveis às necessidades específicas do seu negócio. Afinal, cada empresa é única, assim como suas necessidades.

A Talentos Consultoria oferece esse serviço para empresas de diversos setores desde 2011. Acesse a página do serviço de recrutamento e seleção, para conhecer melhor o nosso trabalho. Se tiver alguma dúvida, por favor não deixe de entrar em contato conosco.


Conheça os demais serviços de RH da Talentos Consultoria.

Compartilhe:      

Deixe um comentário