webpage visitors ipv4 traffic statistics

Como reduzir o turnover da sua empresa?

Compartilhe:      
colaboradores sem sala de reunião entusiasmados.
Como reduzir o turnover e aumentar a produtividade da sua empresa?

O turnover acontece quando a corporação desliga um colaborador ou quando o próprio funcionário pede seu desligamento.

O turnover vem sendo uma das grandes preocupações dos profissionais de RH em um mundo em que as informações e transformações acontecem muito rápido. Saber reter seus talentos e reduzir o turnover é um grande desafio.

Evitar o turnover é uma boa estratégia para aumentar a sua produtividade, pois, quando o turnover está alto há queda de produtividade, danos de imagem e até prejuízos financeiros.

Então, como reduzir a taxa de turnover da sua empresa? Neste artigo apresentaremos os principais motivos pelos quais as pessoas mudam de emprego e como você pode diminuir a taxa de pessoas que se desligam da sua empresa.

Quais são os principais motivos para as pessoas procurarem outros empregos?

Muitos gestores acreditam que um pedido de demissão seja ocasionado por motivos pessoais do funcionário e que isso não tem qualquer relação de causa originada a partir da própria empresa.

Esse pensamento faz com que os gestores não analisem os reais motivos que levaram o colaborador a pedir o desligamento. Desta forma, falhas que possam estar ocorrendo na empresa acabam sendo despercebidas, não tratadas, e podem afetar o desempenho do negócio.

Um alta taxa de turnover é prejudicial para a empresa em vários aspectos. Para reduzir o turnover, é preciso identificar as causas dos desligamentos.

O site Catho realizou uma pesquisa mostrando os maiores motivos pelos quais as pessoas mudam de emprego, e aumentam a taxa de turnover nas empresas.

Cerca de 28,3% dos mais de 24 mil profissionais que responderam ao questionário, disseram que saem ou mudam de emprego em busca de perspectivas melhores na carreira. Outro dado relevante: 22,6% preferem ir em busca de um salário mais atrativo do que negociar com seus atuais empregadores.

Existem também outros motivos nos quais influenciam a saída do funcionário, tais como: benefícios poucos atrativos, ambiente de trabalho hostil, conflito com colegas e líderes e rotina maçante.

Quais são os impactos do turnover na empresa?

Pense em todo os esforço e custo envolvido no recrutamento, seleção e treinamento de colaboradores. Acrescente a isso, a curva de aprendizado de novos colaboradores sobre as rotinas de trabalho na sua empresa. Quando um funcionário é desligado da sua empresa, toda a sua experiência vai embora junto com ele.

O turnover traz os seguintes impactos negativos para a sua empresa:

Custos com encargos trabalhistas

Quando os funcionários são demitidos sem justa causa, os encargos trabalhistas da demissão são todos da empresa.

Redução da produtividade

Com a perda de uma mão de obra experiente e treinada, é preciso substituí-la por uma nova, que não terá ainda a mesma produtividade da anterior. É necessário tempo para selecionar, recrutar e selecionar o novo trabalhador e, depois, ainda treiná-lo.

Piora do clima organizacional

Quando frequente, a demissão sem justa causa de colaboradores faz com que os demais funcionários desviem o foco dos resultados e se tornem inseguros, instáveis, desconfiados e em postura defensiva. Com um alto índice de turnover na empresa, os funcionários também ficam mais estressados.

Branding

Empresas que fazem bons processos de recrutamento e seleção e que conseguem reter talentos são vistas pelos funcionários como lugares melhores para se trabalhar, são encaradas pelos clientes como empresas mais sólidas e são desejadas por outros talentos que estão buscando emprego. Quando o turnover é alto, temos o efeito contrário.

Como reduzir o turnover na sua empresa?

Fique por dentro de algumas estratégias para reduzir o turnover na sua empresa:

1 – Contrate os profissionais certos para as vagas certas

Uma contratação bem feita, a partir de um-processo de recrutamento e seleção bem estruturado, proporciona um impacto muito positivo na redução do turn over.

Quando a empresa contrata os candidatos ideais, eles trabalham com mais motivação, entregando melhores resultados e colaborando com seus pares e com os objetivos mais amplos da empresa.

A sensação de dever cumprido e o reconhecimento pelo trabalho bem feito estimulam o aumento no tempo de permanência dos colaboradores na empresa, além de outros inúmeros efeitos positivos.

Veja aqui como encontrar os candidatos ideais para sua empresa. Aprenda a identificar habilidades, experiências e características essenciais para uma contratação bem-sucedida.

2 – A importância de uma comunicação interna estruturada

Entenda que comunicação interna não é apenas envio de e-mails ou murais nas paredes da empresa. Deve existir uma cultura de diálogo entre todos os colaboradores. Isso é feito por meio de canais (intranet, e-mail, murais etc.), formas de comunicar e também o compromisso das lideranças em fazer com que todos estejam a par dos objetivos e das conquistas do negócio.

É importante que todos se sintam a vontade para se comunicar e também escutar. Deve existir o intercâmbio de ideias e feedbacks que acrescentem, sejam saudáveis.

3 – Importante existir um plano de carreira para os funcionários

É de extrema importância que o colaborador tenha perspectiva sobre sua carreira na organização, a existência de um plano de carreira claro e objetivo, faz com que diminua bastante a taxa de turnover dentro da empresa.

Ao ter a visibilidade de até aonde podem ir e qual trajeto precisa ser feito para chegar para lá, os profissionais controlam sua ansiedade.

Um detalhe muito importante, esse plano de careira não deve ser apenas um documento com cargos e salários. Deve ser um trabalho de comunicação e transparente permitindo que cada profissional entenda quais caminhos deve trilhar para crescer.

4 – Ofereça bons benefícios

Ofereça bons benefícios para os colaboradores. Tente ir além dos benefícios básicos e obrigatórios.

As pessoas ficam muito mais satisfeitas, quando sentem que estão sendo beneficiadas, ou seja, que estão recebendo benefícios extras e diferenciados.

Veja no nosso perfil do Instagram outras 4 formas de reconhecer e valorizar os colaboradores.

5 – Tenha uma liderança inspiradora

Hoje em dia a geração Y e Z é muito diferente daquelas que estávamos acostumados. Os jovens de hoje querem líderes que sejam facilitadores, que deem o poder de autonomia e decisão.

Portanto, quando falamos em evitar turnover, vale a pena pensar em como os líderes que atuam na sua empresa estão lidando com essa nova relação entre liderança e liderado.

Confira no nosso Instagram 10 comportamentos dos líderes eficazes.

6 – Tenha um clima organizacional positivo

O clima organizacional é o conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento existentes em uma empresa.

Para medir o clima organizacional da sua empresa, é interessante fazer pesquisas com os colaboradores. Crie formas de as pessoas responderem às perguntas sem se identificar, pois assim elas se sentirão mais a vontade para falar de suas expectativas, anseios e frustrações. Depois, reúna as informações e veja como o RH e a direção do negócio podem atuar para melhorar o clima.

7 – Tenha uma forte imagem da sua organização

Você conhece o termo chamado employer branding?

Consiste, basicamente, em criar uma estratégia de marketing e comunicação que traga aos colaboradores (e supostos colaboradores) o orgulho de trabalhar na empresa. É montar uma estratégia de atratividade e posicionamento de marca que demonstre o quanto a companhia se importa com seus talentos, como investe neles e os valoriza.

Importante ressaltar que a marca deve condizer com a realidade do negócio. Deve ter uma cultura que valorize as pessoas.

Conclusão

Esteja atento aos motivos pelos quais os funcionários da sua empresa estão sendo desligados ou pedindo demissão. As causas podem ser diversas e se você começar a tratá-las, conseguirá reduzir o turnover e verá os ganhos de produtividade da sua empresa aumentar.

Entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar a reduzir o turnover na sua empresa.

Compartilhe:      

Deixe um comentário