webpage visitors ipv4 traffic statistics

9 Vantagens de Terceirizar o Recrutamento e Seleção

Compartilhe:      
vantagens recrutamento e selecao
Benefícios na terceirização do serviço de Recrutamento e Seleção

Por trás de grandes empresas, existem ótimos profissionais. A presença de colaboradores especializados, engajados e alinhados com os valores corporativos, contribui diretamente para o alcance dos resultados de negócio desejados.

Atrair e reter talentos não é tarefa fácil, diante de tanta competição por bons profissionais e da necessidade de alinhamento de cultura entre candidatos e contratante. Para atender essa demanda, algumas consultorias de RH são especializadas em recrutamento e seleção de talentos.

Mas, vale a pena contratar essas consultorias?

Quais são as vantagens de terceirizar o recrutamento e seleção?

De maneira geral, as consultorias de RH possuem know-how e experiência em entender as necessidades da empresa contratante, recrutar e selecionar os melhores candidatos que se encaixam nas vagas abertas. Contar com uma boa parceria para desenvolver o recrutamento e seleção poderá otimizar o tempo de busca pelos melhores talentos e reduzir gastos no processo geral de seleção.

Para esclarecer todas as dúvidas, vamos entender melhor o que é recrutamento e seleção (R&S) e responder a questão “Por que terceirizar o recrutamento e seleção?” com 9 vantagens que as consultorias podem oferecer à sua empresa.

O que é recrutamento e seleção de pessoas?

Recrutamento e seleção de pessoas é um processo da área de recursos humanos que tem a função de atrair e escolher o profissional ideal para um determinado cargo.

O recrutamento é o conjunto de procedimentos utilizados para atrair candidatos qualificados para ocupar as vagas existentes numa empresa. O objetivo do recrutamento é trazer o máximo de profissionais possíveis, que se encaixem nas especificações necessárias.

A seleção é a etapa seguinte, na qual o objetivo é escolher o profissional para o preenchimento da vaga, entre todos os candidatos atraídos pela etapa de recrutamento.

Essas atividades podem ser realizadas por equipes internas ou por consultorias terceirizadas.

O que é a terceirização do recrutamento e seleção?

Terceirizar o recrutamento e seleção significa transferir a uma consultoria todas as etapas que envolvam a contratação de novos funcionários, desde o planejamento para a divulgação da vaga até a finalização com a escolha do candidato certo.

As consultorias de RH que oferecem serviços de recrutamento e seleção seguem processos bem definidos e metodologias comprovadas, que garantem transparência e bons resultados. Neste outro artigo, você poderá ver como funciona uma consultoria de recrutamento e seleção, como encontrar uma parceira ideal e contratá-la.

Quais atividades uma consultoria de RH desempenha no recrutamento e seleção?

Consultora de recrutamento e seleção em processo de contratação
Consultora de recursos humanos em processo de contratação

Para que uma consultoria de RH possa iniciar um processo de recrutamento e seleção, ela deve obter as seguintes informações junto à contratante:

  • Os cargos que devem ser preenchidos e suas atribuições;
  • As condições das ofertas de trabalho da empresa para o preenchimento das vagas;
  • Perfis de candidatos ideais e as suas competências e;
  • Prazos de contratações.

Caso a empresa contratante não tenha essas informações disponíveis, o consultor de RH poderá assessorá-lo para detalhar as necessidades e especificações das vagas trabalhadas.

Com essas informações, a consultoria poderá estruturar um processo de R&S, com as seguintes etapas:

  • Divulgação das vagas de trabalho – a divulgação pode ser interna (quando colaboradores da empresa podem se candidatar às vagas), externa (captação fora da empresa), ou mista (interna e externa).

  • Recepção dos currículos – A próxima fase de um processo seletivo é receber as aplicações dos candidatos e analisar os currículos individualmente – um trabalho que geralmente toma muito tempo do RH das empresas.

  • Validação – É bastante comum que os consultores de R&S entrem em contato por telefone com os candidatos selecionados na etapa anterior, para confirmar informações do currículo, bem como validar suas competências e interesse nas vagas disponíveis. Essa é uma forma de economizar tempo e alinhar com os candidatos como serão os próximos passos.

  • Atividades eliminatórias e de seleção – Nesta etapa o expertise do consultor é fundamental. Considerando as informações da descrição de cargo e os perfis técnico e comportamental desejados para a vaga, o consultor de R&S convoca os candidatos já triados e validados para a etapa de entrevista.

    Para uma maior efetividade do processo, o modelo de entrevista por competências é recomendado. Neste modelo o consultor solicita ao candidato que relate situações reais pelas quais ele passou, que possam mostrar como ele fez para atingir uma meta desafiadora, ou resolver um problema de comunicação, por exemplo.

    Dentre as atividades de seleção também estão as dinâmicas de grupo, utilizadas sobretudo para criar situações que permitam ao avaliador analisar as competências técnicas e comportamentais.

    Também são parte integrante do processo as provas de conhecimento específico, que podem ser de conhecimentos gerais, idiomas, matemática, raciocínio lógico, dentre outras. De acordo com os requisitos da vaga o consultor de R&S determina qual tipo de avaliação será aplicada.

    Após a realização de todas estas atividades eliminatórias com os candidatos, restarão ao final do processo, os candidatos mais indicados para ocupar o cargo em questão.

  • Contratação – Finalmente chegamos à etapa em que a empresa convida os candidatos selecionado para fazerem parte do seu time de colaboradores. O candidato, estando disponível e de acordo com as condições de trabalho, deverá assinar o contrato, apresentar os documentos necessários, agendar o exame de admissão e ser recebido na empresa, por meio de um processo de onboarding.

    A consultoria terceirizada deve ser cordial e atenciosa com os demais candidatos que participaram do processo de seleção, enviando um e-mail ou telefonando para dar um feedback. Essa atitude, inclusive, ajuda a passar uma imagem positiva sobre a empresa, conforme já abordamos no nosso Instagram.

  • Relatório final – No final da consultoria, a empresa de recrutamento e seleção deverá enviar um relatório final para a contratante, contendo dados e informações importantes sobre o serviço prestado. “Quais foram os principais canais de recrutamento?”, “Quantos candidatos passaram em cada fase?” e “Quais as recomendações e pontos de melhoria para processos futuros?” Essas são algumas informações que podem constar no relatório.
talentos-trabalhe-conosco
Quas são as vantagens da terceirização do recrutamento e seleção?

Por que terceirizar o recrutamento e seleção?

Agora que já entendemos sobre este trabalho, vamos entender quais são as vantagens de terceirizar o recrutamento e seleção.

9 Vantagens da terceirização do recrutamento e seleção

Desde a atração de melhores profissionais, até a redução de custos, os benefícios da terceirização do processo de seleção são diversos. Porém, neste artigo listaremos os 9 principais:

1 – Personalização do recrutamento

Para um processo de recrutamento e seleção alcançar seus objetivos, é preciso haver bastante troca de informações entre contratante e terceirizada.

Isso possibilita à consultoria de RH personalizar o processo, e torná-lo mais de acordo com o perfil do negócio da empresa contratante.

Essa troca de informações ocorre principalmente logo após a contratação da terceirizada e ajuda a aumentar a assertividade do processo seletivo

2 – Economia financeira

Empresas que não investem em seleção de profissionais são as que mais sofrem com elevados índices de demissão e admissão de pessoas.

A alta rotatividade de funcionários traz prejuízos financeiros diretos para uma empresa. Despesas com registros e documentação, exames admissionais e demissionais, acertos de rescisões e até mesmo possíveis indenizações entram nessa conta.

Quando a empresa precisa se dedicar com frequência a novos processos de seleção, onboarding e treinamentos, ela perde muito tempo e dinheiro com a admissão de novos colaboradores.

Essas perdas podem ser evitadas, se a consultoria de recrutamento e seleção conseguir recrutar pessoas talentosas e alinhadas com a cultura da empresa.

3 – Redução da taxa de turnover

Encontrar e contratar o profissional ideal, que preencha todos os requisitos desejados pela empresa, ajuda na redução da taxa de turnover.

Os impactos de uma alta taxa de turnover são diretamente sentidos na produtividade, na satisfação dos colaboradores e no lucro da empresa.

Veja neste outro artigo o que é turnover, seus impactos na produtividade da empresa e como reduzir essa taxa.

4 – Otimização de tempo

Tempo é dinheiro, portanto é essencial que cada minuto dentro da empresa seja bem aproveitado por todos, desde a liderança até os colaboradores.

Terceirizar o recrutamento e seleção permite que o tempo que seria gasto com planejamento de divulgação das vagas, escolha de currículos, triagem, aplicação de testes, entrevistas e seleção seja utilizado em atividades que melhorem o rendimento da organização.

Em outras palavras, uma equipe qualificada fará o processo com mais agilidade e qualidade, deixando o RH da empresa livre para resolver outras questões.

5 – Qualidade na contratação

O recrutamento e seleção estratégico aumenta as chances de uma contratação adequada ao perfil da vaga e da empresa. Isso contribui para a retenção de talentos, assim como para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais sólido, agradável, colaborativo e produtivo, impactando positivamente no clima organizacional, bem como ajuda a melhorar a imagem da empresa para outros candidatos em processos de seleção no futuro.

Serviços de Recursos Humanos para Empresas
Melhora na produtividade, colaboração e clima organizacional

6 – Experiência e especialização

Contar com uma equipe especializada aumenta as chances de receber um serviço de qualidade. A contratação de uma empresa terceirizada com bastante experiência pode evitar falhas no recrutamento e seleção de pessoal.

A metodologia de atendimento utilizada pelas consultorias de RH oferece a elas bastante clareza sobre as necessidades e expectativas das empresas contratantes. Desta maneira, a consultoria consegue planejar e executar as ações necessárias atrair os candidatos mais alinhados com os perfis desejados para as vagas.

7 – Processos de seleção mais ágeis e eficazes

Com processos predefinidos e organizados, o recrutamento feito por uma consultoria de RH é mais rápido e objetivo, do que se fosse feito por uma pequena equipe de recursos humanos interna. Porém, a principal vantagem, é que ela oferece resultados mais assertivos, enviando para a empresa contratante apenas os profissionais que realmente têm a ver com o trabalho.

Com a ajuda de uma empresa terceirizada de recrutamento e seleção, a contratante consegue preencher as suas vagas de trabalho com os melhores profissionais em menos tempo.

8 – Escalabilidade

Muitas empresas, indústrias, ou comércios, contratam colaboradores em períodos sazonais. É comum a contratação de mão de obra temporária, nesses casos.

Como a quantidade de vagas abertas geralmente é alta e é preciso garantir um bom nível de qualidade da mão de obra contratada, a terceirização do recrutamento e seleção torna-se uma solução indicada.

Em situações como essas, consultorias que, além do recrutamento e seleção, também trabalham com mão de obra temporária, são ainda mais indicadas. Dessa maneira, todo processo de contratação, gestão de RH e de DP relacionados a esses funcionários ficarão a cargo da empresa parceira, que já terá experiencia com demandas sazonais das mais variadas.

A consultoria de recrutamento e seleção irá garantir a qualidade do recrutamento destes profissionais sazonais, o que é extremamente importante para a produtividade e qualidade dos serviços da empresa.

A mesma necessidade se aplica a companhias que estão em crescimento e necessitam de um volume grande de efetivações rápidas.

terceirizacao tempo determinado 2 edited
Vantagem da terceirização do recrutamento e seleção: contratar em escala com qualidade.

9 – Foco na gestão estratégica

Ao terceirizar o trabalho de recrutamento e seleção de novos funcionários, a liderança da empresa poderá se concentrar integralmente na gestão estratégica do negócio.

Baseada em um contrato com cláusulas que definem muito bem o que se espera dela, a consultoria de RH ajuda no planejamento do recrutamento e seleção e assume toda a parte tática e operacional do processo.

Desta forma, alivia-se o departamento pessoal de preciosas horas. O tempo “economizado” poderá ser utilizado no desenvolvimento estratégico das pessoas, com por exemplo no fortalecimento da cultura organizacional, atividades motivacionais, na gestão das carreiras, treinamento de colaboradores e muitas outras ações.

Como terceirizar o processo de recrutamento e seleção para a sua empresa?

Diretores e Gerentes da Talentos Consultoria, empresa de recursos humanos.
Talentos Consultoria – especialistas em recrutamento e seleção

Liste os principais desafios que a sua empresa tem enfrentado e busque por uma parceria objetiva, transparente e experiente, que possa entregar de fato os resultados que você espera.

Pesquise sobre as empresas na internet e avalie experiência de mercado, recomendações, resultados satisfatórios e qualidade de atendimento.

Ao considerar terceirizar recrutamento e seleção, verifique se a empresa oferece modelos de projetos de consultoria adaptáveis às necessidades específicas do seu negócio.

A Talentos Consultoria oferece o serviço de R&S desde 2011. Acesse a página de apresentação do nosso serviço de recrutamento e seleção e saiba mais sobre como trabalhamos. Em seguida, entre em contato conosco, para conversarmos especificamente sobre a sua demanda e como poderíamos atendê-la.

Compartilhe:      

Deixe um comentário