webpage visitors ipv4 traffic statistics

Consultoria de RH: o que é e como funciona?

Compartilhe:      
Consultoria de RH
Consultoria em RH: entenda como funciona e quais são os benefícios para a sua empresa

Para uma empresa executar seu papel plenamente, é preciso que os objetivos organizacionais estejam bem alinhados com os objetivos dos colaboradores.

Muitas empresas recorrem à contratação de uma consultoria em RH, quando precisam melhorar o desempenho de suas equipes ou otimizar processos da gestão de pessoas, visando alcançar bons resultados de negócios.

Entretanto, o papel de uma consultoria de Recursos Humanos ainda não é claro para muitas companhias, que poderiam ser beneficiadas pelos seus serviços.

Neste artigo apresentaremos a você as principais informações sobre o trabalho de uma consultoria em RH.

O que é consultoria de RH?

Uma consultoria de Recursos Humanos é uma empresa especializada, que oferece uma gama de serviços para auxiliar a gestão de pessoas de uma empresa. Também, a Consultoria de RH pode exercer um papel mais estratégico, oferecendo um diagnóstico dos principais desafios do cliente e apontamento dos ajustes e soluções necessários.

Neste artigo vamos nos concentrar mais neste papel estratégico que a Consultoria de RH pode exercer. Neste contexto, o papel da Consultoria Estratégica de RH é analisar o ambiente organizacional dos clientes, focando na gestão de pessoas e nas relações interpessoais, com o objetivo de elaborar um diagnóstico do cenário atual, identificar quais são os processos que precisam de ajustes e, por fim, propor estratégias para melhorar o desempenho da empresa.

Em outras palavras, a partir de uma visão externa, os consultores de RH analisam o relacionamento entre funcionários e gestores, para criar estratégias de mudanças que estejam alinhadas aos objetivos da empresa, mas que também atendam os interesses e objetivos dos colaboradores.

O papel de uma consultoria estratégica é amplo, mas essas são algumas de suas principais funções:

  • Diagnosticar problemas de RH e aspectos que podem ser otimizados
  • Definir as soluções e melhorias que devem ser feitas
  • Estabelecer metas
  • Traçar caminhos para alcançar os resultados

Como funciona a consultoria em Recursos Humanos?

O serviço de consultoria em RH pode variar bastante em função da área de atuação, porte, objetivos e outras variáveis relacionadas ao cliente.

Porém, é possível abordar de forma generalizada como funciona uma consultoria de RH.

É o que faremos a seguir.

Definição de objetivos

No primeiro momento, a consultoria levanta as necessidades da empresa junto à direção da companhia. Os consultores apresentam suas propostas de trabalho e obtêm aprovação e apoio da liderança para dar início ao trabalho de análise.

Análise

Nesta fase, a consultoria faz um minucioso levantamento sobre os processos da empresa relacionados à gestão de Recursos Humanos. Os consultores utilizam diferentes mecanismos, como entrevistas, questionários, pesquisa de dados e outros indicadores que traduzem a situação de pontos significativos da gestão de pessoas, como:

  • Organograma
  • Definição dos cargos
  • Processo de seleção
  • Turnover e Rotatividade
  • Ambiente de trabalho
  • Sistema de remuneração
  • Produtividade
  • Treinamento
  • Comunicação corporativa
  • Liderança
  • Absenteísmo
  • Motivação e clima
  • Cultura organizacional

Diagnóstico

Após a análise, a consultoria de RH desenvolve o diagnóstico do cenário atual. O diagnóstico é um relatório que contém as impressões sobre o departamento de Recursos Humanos e sua relação com as demais áreas da organização.

Ele serve para os gestores terem uma visão holística e avaliarem profundamente sua empresa, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

Com base nas informações do diagnóstico, a consultoria e os gestores definem em conjunto os planos de ações para a empresa alcançar seus objetivos.

Plano de ação

O plano de ação é um dos principais produtos do trabalho da consultoria de RH.

Com as informações reunidas na análise e interpretadas no diagnóstico, é possível mapear novos processos e criar propostas para o enfrentamento dos desafios identificados.

 O plano descreve as ações de mudanças que irão contribuir com o crescimento dos negócios, preservando o bem-estar e aumentando a motivação dos colaboradores.

No plano também são traçadas as metas e os KPIs para acompanhamento das ações planejadas.

Se o trabalho dos consultores consiste em ajudar as empresas a alcançarem suas metas, aliando objetivos empresariais e interesses dos colaboradores, é justamente no plano que essa conciliação acontece.

Manutenção e controle

De nada adianta realizar todas as etapas anteriores, se não houver um monitoramento, manutenção e controle do que foi proposto.

Em alguns contratos, periodicamente os consultores voltam às empresas para analisar se as ações planejadas estão sendo executadas (ou se precisam de ajustes) e se os resultados estão sendo alcançados.

Que empresas contratam uma consultoria em RH?

Consultores em RH analisando documentos da empresa

A contratação de consultorias de Recursos Humanos é indicada para todas as empresas que precisam melhorar seus processos de gestão de pessoas e que desejam otimizar seus resultados de negócios.

A Consultoria de RH é indicada tanto para empresas em fase de crescimento e expansão, que precisam implementar o RH e querem fazê-lo de forma eficaz, quanto para empresas consolidadas que desejam obter o melhor desempenho da gestão de pessoas.

Por outro lado, se o objetivo da organização for reduzir custos na execução de processos internos, sem que isso impacte negativamente no crescimento saudável e estratégico da empresa, a consultoria de RH também pode auxiliar os gestores nas tomadas de decisões mais acertadas para isso.

Quando contratar uma consultoria de Recursos Humanos?

Geralmente, as empresas contratam consultores de RH quando estão passando por situações críticas no relacionamento entre colaboradores e gestores, resultando em piores resultados de negócios.

Também é comum a contratação de consultorias ocorrer quando os clientes enfrentam problemas específicos, difíceis de serem resolvidos pela equipe interna de RH.

Alguns exemplos de desafios são:

  • Dificuldade para reter talentos
  • Clima organizacional ruim
  • Dificuldade para desenvolver os colaboradores
  • Alto índice de rotatividade (turnover)
  • Alto índice de faltas e atrasos (absenteísmo)
  • Baixa produtividade das equipes
  • Falta de motivação dos funcionários
  • Escolha e implementação de ferramentas adequadas de gestão
  • Detecção de novas oportunidades de mercado
  • Reformulação das rotinas e processos de trabalho

Por último, outras corporações se antecipam aos problemas e trabalham proativamente no desenvolvimento de seu “ativo” mais importante – o capital humano. Elas contratam consultores de Recursos Humanos em vista dos benefícios e vantagens que podem  impulsionar ainda mais o aumento dos resultados de seus negócios.

Soluções da Consultoria de RH

Além da consultoria estratégica, uma empresa de consultoria de RH oferece diversos serviços para solucionar os desafios da gestão de pessoas, como:

Quais são os benefícios de uma consultoria em Recursos Humanos?

Correção de Problemas

Após realizar uma análise detalhada sobre o departamento de Recursos Humanos e a sua interação com os demais departamentos da organização, a consultoria de RH é capaz de identificar falhas, que muitas vezes não foram percebidas pelos gestores. Dessa forma, ela consegue propor soluções assertivas e aperfeiçoar o trabalho da empresa.

Recrutamento de Talentos

O capital humano é o maior patrimônio da empresa. A consultoria de Recursos Humanos ajuda a empresa a adotar medidas para atrair, recrutar e manter os melhores profissionais do mercado em seu quadro, alinhados com a cultura organizacional do negócio.

Melhoria no clima organizacional

Uma das atividades desenvolvidas pelo consultor de RH é se aproximar dos colaboradores, para entender as suas competências, habilidades e dificuldades na execução de suas tarefas diárias.

Quando um colaborador é entrevistado, ele percebe que é relevante e sua participação pode contribuir para o desenvolvimento da empresa. Geralmente, a partir deste ponto, ele passa a se esforçar para melhorar a sua produtividade e o relacionamento com seus gestores.

A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta ideal para “ouvir” os colaboradores e obter informações valiosas sobre seus anseios, necessidades e percepções sobre seus trabalhos e sobre a empresa.

Prioridade para a Gestão Estratégica

Dentro do departamento de RH existem tarefas específicas que precisam ser realizadas diariamente. Eventualmente, surgem outras demandas que exigem tempo e esforço para serem executadas. Com maior expertise, os consultores conseguem simplificar os processos, reduzindo o tempo gasto na execução de tarefas. Dessa forma, a equipe de RH consegue dedicar mais tempo para desenvolver uma gestão estratégica.

Estratégias Inovadoras

É difícil para um gestor manter-se atualizado com todas as tendências e inovações do mercado. Por isso, a solução ideal é contar com o apoio de uma consultoria para criar novas estratégias e adotar os métodos mais atuais de avaliação de resultados.

Novas Tecnologias

Novas tecnologias surgem o tempo todo e é muito difícil acompanhar todas as novidades. A consultoria de RH consegue identificar quais são os processos que podem ser terceirizados ou sistematizados com a utilização dos melhores e mais modernos softwares e ferramentas, reduzindo a probabilidade de falhas e conferindo mais eficiência à sua execução.

Conheça aqui algumas das novas tecnologias de RH que fazem uso da inteligência artificial.

Legislação Descomplicada

O Brasil possui uma legislação extremamente complicada e é preciso conhecer bem as leis para evitar problemas. Por isso, o trabalho do consultor de RH é essencial para orientar e treinar sua equipe a respeito da legislação trabalhista brasileira.

Redução de Custos

Embora muitos enxerguem a consultoria de RH como um custo extra, ela deveria ser vista com um investimento essencial para o desenvolvimento da empresa, uma vez que ela reorganiza os processos e oferece benefícios como: menor turnover e absenteísmo de funcionários, redução de multas trabalhistas, aumento de eficiência dos processos e redução de retrabalho, implantação de sistemas de gerenciamento e outros aspectos que reduzem significativamente os gastos da empresa.

Auditoria

A análise minuciosa e a descrição do cenário atual do RH garantem que os gestores tenham amplo controle da empresa, com transparência sobre os problemas atuais e potenciais irregularidades. No seu diagnóstico, a consultoria avalia as práticas do departamento de Recursos Humanos e valida ou reprova essas ações.

Funciona, portanto, como uma auditoria interna, garantindo que os métodos de trabalho foram checados e aprovados ou não por profissionais com ampla visão de mercado.

Por que contratar uma consultoria de RH externa?

equipe talentos consultoria

Uma consultoria de RH é formada por uma equipe multidisciplinar, com expertise em Recursos Humanos e outras áreas relacionadas, atualizada com as tendências de mercado, e com experiência em solucionar diferentes tipos de desafios corporativos.

Essas características se traduzem em ótimas vantagens para a contratação de consultorias externas, como veremos a seguir.

Neutralidade

Todas as etapas do trabalho de um consultor de RH são realizadas com neutralidade, avaliando os fatos de forma imparcial.

Isto é possível porque uma consultoria de RH externa pode indicar problemas e propor mudanças sem qualquer tipo de influência emocional ou hierárquica.

Assim, em casos de mudanças em processos internos, redefinição de cargos e desligamento de funcionários, por exemplo, a contratação de uma consultoria externa é muito mais indicada do que designar um colaborador ou uma equipe interna para essas tarefas.

Experiência

Consultores de RH possuem experiência no atendimento a diversas empresas. Já lidaram com os mais variados tipos de situações, ajudando inúmeras empresas a alcançarem seus objetivos. Por isso, uma consultoria de RH poderá propor soluções mais eficazes, reduzindo o tempo e os custos para a companhia atingir as suas metas.

Expertise da Consultoria de RH

Em muitos casos, quando as companhias estão em dificuldades, os motivos são específicos e o departamento de RH não tem capacidade para resolvê-los. A composição de uma equipe multidisciplinar e experiente faz da consultoria externa a opção mais indicada para atender casos como esses.

Formação de consultores internos

A consultoria de gestão em RH pode deixar legados duradouros para a empresa. Caso os consultores externos sejam acompanhados por funcionários do RH da empresa — o que é aconselhável — estes ganham a oportunidade de aprender as técnicas aplicadas.

Inovação, aprendizagem e desenvolvimento

Quando a consultoria de RH propõe mudanças para a empresa, ela geralmente apresenta tendências e novidades para o departamento de recursos humanos.

As pessoas envolvidas e impactadas pelo serviço acabam aprendendo novas metodologias, ferramentas ou processos, e se desenvolvem, aumentando o grau de produtividade e satisfação com trabalho.

Se você está achando este conteúdo relevante, compartilhe!

Como uma consultoria em RH pode ajudar a sua empresa?

Uma consultoria poderá ser capaz de ajudar a sua empresa a alcançar os seguintes objetivos:

Como escolher a melhor consultoria de RH?

Analistas de RH no escritório da Talentos Consultoria no Rio de Janeiro

A melhor forma de identificar uma consultoria capaz de atender as necessidades da sua empresa é pesquisando. Para te ajudar, separamos as dicas abaixo:

Clientes

Pesquise quem são os clientes da empresa. Em alguns sites de consultorias, existe a relação dos clientes que ela atende ou já atendeu.

Verifique se, entre os clientes, há alguma empresa com características similares à sua (mercado, porte, público-alvo, etc). Assim, você saberá se a consultoria possui experiência no atendimento a empresas com desafios parecidos com os seus.

Empatia

Entre em contato com a consultoria de RH e marque uma primeira reunião.

Avalie o atendimento, a apresentação e a segurança dos consultores em atender a sua companhia.

Pergunte sobre cases e faça todas as perguntas necessárias, para você “sentir” se a consultoria está apta para ser parceira da sua empresa.

Currículos

Solicite os currículos dos profissionais que vão prestar serviço na sua empresa, para avaliar a expertise de cada um.

Visita

Se possível, visite a sede da consultoria, conheça a equipe de consultores e avalie o clima organizacional da empresa, afinal de contas, ele deveria ser excelente.

Forma de trabalho

Solicite um cronograma prévio de atividades para entender como é a dinâmica de trabalho da consultoria e se está de acordo com suas expectativas.

É importante você saber se a consultoria irá oferecer treinamento após o diagnóstico, para entender como a sua equipe será desenvolvida para realizar as tarefas propostas no plano de ações.

Softwares

Verifique se os softwares e ferramentas usados pela Consultoria serão funcionais junto a sua área de TI.

Conclusão

Diretores e Gerentes da Talentos Consultoria

Quando realizar a sua pesquisa, aproveite para conhecer os serviços da Talentos Consultoria – Soluções e Serviços de RH.

Somos uma empresa de Consultoria em RH, no Rio de Janeiro, que desde 2011 atende empresas de diferentes segmentos em todo o Brasil.

Agora que você entendeu como funciona uma consultoria em RH, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a melhorar o desempenho da sua companhia e o seu planejamento estratégico.

Se você achou este conteúdo relevante, compartilhe!

Compartilhe:      

Deixe um comentário