webpage visitors ipv4 traffic statistics

O que faz um Consultor de Recursos Humanos

Compartilhe:      

Seja em tempos de crise ou não, a verdade é que o mercado responde tanto a tempos difíceis quanto aos de abundância de forma parecida em determinadas áreas. E a área corporativa é uma delas. Em boas ou más épocas, a competitividade é algo que só aumenta desde sempre. Para responder a isso, os profissionais qualificam-se e especializam-se cada vez mais, fazendo com que a concorrência para as mais diversas vagas nas áreas mais distintas fique mais acirrada a cada dia.

Com a marcha da competitividade cada vez mais acelerada, as empresas acabaram por ser obrigadas a colocar em seus quadros profissionais cada vez mais caros, onerando custos e, não raro, precisando demitir funcionários de áreas menos importantes.

A saída encontrada para este problema foi contratar gente de fora para executar funções específicas. E, dentro desse método, um profissional que ganhou e ganha cada vez mais espaço é o consultor de recursos humanos.

IMPORTÂNCIA

O trabalho do consultor, seu conhecimento, hábito da reflexão, a abrangência no campo de atuação, assim como sua posição de espectador e forma de intervenção na vida das organizações, fazem dele um interprete da conjuntura social e econômica e um arauto das tendências para o futuro. A consultoria em recursos humanos constitui, desta forma, uma das hipóteses para o salto de qualidade para as organizações.

FUNÇÃO

Mas, o que, de fato, o consultor de RH faz? A resposta para essa pergunta é ampla e nem sempre totalmente satisfatória, mas, em resumo, ele deve entender bem o problema ou a necessidade do cliente, fazê-lo ver e entender este problema ou necessidade, definir junto com ele os objetivos a serem alcançados e os critérios de avaliação dos resultados. E todos estes objetivos devem estar desmembrados em metas quantificáveis, mensuráveis e factíveis.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Parece extenso, complicado, e muitas das vezes de fato, é. Mas ao tomar conhecimento da empresa para o qual vai trabalhar, o consultor encaixa-se em diversas situações.

  • – Nas ocasiões que envolvem planejamento de programas de treinamento e capacitação de funcionários para atender às novas tendências e exigências dos clientes.
  • – Nos projetos de administração de RH, tais como avaliações de desempenho de cargos de acordo com o salário pago.
  • – Na pesquisa de clima organizacional seguida por propostas de correções das disfunções no RH.
  • – No recrutamento e seleção de novos funcionários, principalmente de altos executivos.

 

Problemas com o RH de sua empresa? Esqueça a palavra problema. Com larga experiência no mercado, a Talentos Recursos Humanos trabalha com soluções criativas, práticas e que cabem no seu bolso. Entre em contato conosco!

Compartilhe:      

Deixe um comentário