webpage visitors ipv4 traffic statistics

Diferenças entre terceirização e outsourcing

Compartilhe:      

Por diversos motivos, houve um tempo em que o mundo corporativo brasileiro resolveu, pelas mais diversas razões e, sim, de sã consciência e não por uma confusão entre idiomas, tratar os termos “terceirização” e “outsourcing” como sinônimos. Pois bem, são atividades parecidas mas não, não são a mesma coisa. Nunca foram. Nunca serão.

Tal erro tornou-se tão comum no Brasil que até hoje artigos como este são necessários. Nele vamos explicar as diferenças, que não são poucas, entre uma prática e outra. Como se dão, por que acontecem e as implicações tanto de uma quanto de outra nas empresas.

A terceirização de mão de obra, como é conhecida no Brasil, é utilizada para serviços de portaria, limpeza, jardinagem e outras atividades essenciais ao funcionamento de qualquer empresa, mas que necessariamente não precisam ser gerenciadas por elas, ficando estas entregues a outras empresas contratadas para isto.

Por outro lado, a expressão “outsourcing”, que é o paradigma da modernidade das empresas europeias e norte-americanas pode ser traduzida como um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver certa área da empresa.

Um exemplo claro: um supermercado precisa uma série de sistemas de informática para levar o seu serviço. Para isso, poderia manter um CPD próprio com analistas, programadores e técnicos de manutenção que ficariam ociosos a maior parte do tempo, ou comprar uma série de softwares prontos no mercado e contratar profissionais para implantá-los e dar a manutenção.

A última forma é fazer um “outsourcing” com uma empresa de produção de softwares que manterá provavelmente fora do supermercado a disposição do supermercado uma série ampla de profissionais que realizarão diversos tipos de serviços e cobrarão, por exemplo, por hora trabalhada de seus funcionários.

Nem tudo são flores no moderno outsourcing. Ao tornar-se uma especialista em áreas vitais da sua empresa, ainda mais se ela for de produtos, a empresa terceirizada pode aprender a fazer o produto, dominar melhor os problemas de produção, manutenção dos equipamentos de produção e com um investimento em tecnologia pode se tornar uma rival da contratante no mercado em pouquíssimo tempo.

Seja para modernizar seus meios de produção, para aliviar a folha de pagamento, para tornar sua atividade-fim ainda mais prioritária, tanto os métodos de terceirização estão absolutamente consagrados tanto no Brasil quanto no interior e parecem ser um caminho sem volta. Se a sua empresa ainda não se atentou a isso, é melhor que o faça, ou estará condenada a ficar pelo caminho.

Veja neste artigo super completo como funciona a terceirização de mão de obra: quais são os tipos de contratos de terceirização? Quais são os cuidados que devem ser tomados ao contratar empresa de terceirização de funcionários? Como escolher uma empresa confiável para terceirizar mão de obra?

Para estas e outras atividades, você encontrará um serviço de extrema qualidade contratando a Talentos Consultoria. Entre em contato conosco, conheça o nosso portfólio e torne-se mais um dos nossos clientes satisfeitos!

Compartilhe:      

Deixe um comentário