Em grande, pequena ou média empresa, diversos profissionais, cada um em seu ramo de atividade, tem seu grau de importância e soa pouco profissional e por vezes até deselegante elencar em escala quantitativa ou qualitativa qual função é mais ou menos fundamental para o funcionamento desta ou daquela corporação. Há algumas, no entanto, são de fato essenciais e fica difícil eleger quais podem ser ainda mais importantes. Uma delas é o setor de RH.
Como a gestão de pessoas ganhou e segue ganhando, não sem mérito e razão, um espaço cada vez maior no meio corporativo, o profissional de RH tem um papel muito importante dentro das organizações. Com um aumento cada vez maior de seus afazeres, podemos dizer que hoje em dia ele é o responsável por selecionar, gerir e orientar todos os colaboradores para irem em direção aos objetivos e metas das empresas.
Isso significa, em outras palavras, gerir pessoas. E qualquer um de nós sabemos que esta é uma tarefa longe de ser simples. Muito longe mesmo. O profissional de RH, a partir do momento em que pisa na empresa até o momento em que chega o seu horário de sair, é testado TODOS OS DIAS, administrando reclamações, vaidades, conflitos internos e muitas vezes tendo que gerir problemas pessoais de funcionários.
Com atribuições, como vimos, cada vez maiores, os profissionais dessa área estão em uma verdadeira cruzada por obter maior qualificação e não se tornar obsoleto em técnicas e formas de administrar com cada vez mais competência o seu setor. E uma das qualificações mais procuradas é a que ficou conhecida, por anglicismo, como “coaching”.
PORQUE O COACHING
Por mais qualificada que seja a formação em Recursos Humanos, ao conhecer as técnicas ensinadas nos cursos de Coaching, o profissional da área terá as ferramentas, técnicas e metodologias que potencializam e auxiliam na assessoria de colaboradores e percepção do comportamento de cada um.
Em suma, o coaching potencializa a liderança dos funcionários e contribui não só com o crescimento do profissional, mas também com o desenvolvimento da organização. De acordo com pesquisas recentes, o coaching aplicado em mais de 50% dos 761 colaboradores de uma empresa teve aceitação de 90% dos agentes. Além disso, os que passaram pelo processo de coaching receberam promoção com mais frequência em comparativo com os que não passaram pelo processo.
VANTAGENS
– Aperfeiçoa a performance
– Potencializa a conquista de diferenciais competitivos
– Desenvolve equipes de forma efetiva
– Amplia conhecimento em comportamento humano21