Recursos Humanos
Antes da Revolução Industrial, no século XVIII, as características das relações humanas descreviam um trabalho artesanal. Pequenos grupos de pessoas dedicavam-se à fabricação de uma mercadoria, liderados por um mestre que se destacava por sua habilidade e experiência. Entre essas duas figuras encontrava-se uma terceira, ex- aprendizes ou futuros mestres, que participavam ativamente da produção. Praticamente não havia divisão do trabalho e as relações eram baseadas na afetividade (TOLEDO, 1978).
Com o advento da tecnologia, a substituição do ferro pelo aço e do vapor pela eletricidade, a partir da segunda metade do século XVIII a ciência passou a dominar na indústria. A habilidade do artesão é transferida para a máquina, a mecanização do trabalho exige sua divisão, crescem os mercados, surgem os proletariados, e como consequência surgem também os primeiros atritos entre patrões e empregados e as primeiras legislações em prol da saúde e da integridade física dos trabalhadores (FARIA, 2002).
A Administração de Recursos Humanos (ARH) surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das tarefas de gestão de pessoas. Ela é parte especializada da Ciência da Administração e tem por objetivo integrar o trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade.
O diferencial da Gestão Estratégica nas empresas
Atualmente, uma das mais importantes preocupações que as organizações enfrentam diz respeito a manter o seu capital humano, conquistando sua lealdade e despertando a produtividade e a criatividade; especialmente na era do conhecimento, na qual o principal detentor deste patrimônio é o colaborador.
Em um mercado competitivo e veloz na atualização das informações e das tecnologias, cabe à administração de recursos humanos exercer seu papel estrategicamente, de maneira que a retenção de pessoas não se torne um problema nas empresas que, independentemente do ramo ou tamanho, não podem perder o foco no que influenciará seu resultado.
Seus concorrentes oferecem a mesma agilidade e qualidade e seus possíveis clientes continuarão buscando personalização em seus serviços e ou produtos. Para ter o diferencial necessário e sair na frente, sua resposta estará nas pessoas: seu time de funcionários. É nesse sentido que cada vez mais as organizações reconhecem os indivíduos como um potencial a ser mantido e desenvolvido.
Esse capital humano, único em cada empresa, deve ser estimulado para tornar-se cada vez mais competitivo e com foco nos resultados.
Uma gestão de pessoas diferenciada somada às tecnologias de informação específicas para o seu tipo de negócio, possibilitarão seu RH tornar-se estratégico, não sendo apenas controlador de métodos e sim parte integrante da tomada de decisão para em conjunto alcançar os objetivos e metas do seu negócio.
Toda e qualquer organização depende de pessoas para produzir e atingir seus objetivos. Conquistar e reter talentos que representem um diferencial é essencial para manter-se competitivo.
As pessoas sempre serão o grande diferencial das empresas. A gestão estratégica do time do RH, através de uma análise personalizada da visão, valores e estrutura do seu negócio por uma consultoria especializada nesse tema proporcionará resultados reais com qualidade, eficiência e resultado para seu negócio.
Soluções da Talentos Consultoria para Recursos Humanos
Os colaboradores são o maior patrimônio que uma organização pode ter, pois é do trabalho e do empenho de cada colaborador que depende a lucratividade e a eficiência da empresa. Assim, valorizar as pessoas e ao mesmo tempo ter o colaborador certo é uma estratégia que vem sendo adotada por toda organização tem nos tempos atuais.
É com essa expertise que a Talentos Consultoria atua no mercado, proporcionando o link entre pessoas, processos e tecnologias, desenvolvendo e capacitando a equipe de RH de nossos parceiros ou até mesmo terceirizando etapas inteiras em seus processos.
O nosso objetivo é tornar a área de recursos humanos estratégica, parte fundamental na manutenção e crescimento do negócio. Alguns processos que podemos implantar individualmente ou em conjunto são: análise e descrição de cargos, planos de cargos e salários, integração, treinamento e desenvolvimento, programas motivacionais, avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional e socioeconômica entre outros.
A implantação integrada do processo de gente normalmente mostra-se como a solução mais adequada. Dividido em sete blocos interdependentes, o PdG (Estruturação do RH) tem por objetivo padronizar as atividades e acompanhar cada etapa da vida profissional de todos os colaboradores desde o seu recrutamento até a eventual demissão. Permite ainda desenvolver continuamente a equipe, evitar falhas administrativas e de liderança que por ventura aconteçam e, com isso, construir times de alta performance.
Saiba mais sobre nossos serviços clicando aqui!
Referências
FARIA, Jose Carlos. Administração: teoria e aplicações. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
TOLEDO, Flavio de. Administração de pessoal: desenvolvimento de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1978.