Importância de treinamento para equipes
Um dos erros mais frequentes que acontecem em empresas dos mais diversos tamanhos e ramos de atividades é achar que basta ter profissionais em número e qualificação suficientes para que o negócio ande e dê lucro. Essa afirmação pode até ter feito sentido no passado, mas nos dias de hoje está longe de ser algo que deva ser levado em consideração. Com a competitividade chegando a níveis jamais imaginados, a companhia que não investe em treinamentos dos seus funcionários em TODAS as camadas hierárquicas está, quase que de forma irreversível, condenada ao fracasso.
Por maior que seja a experiência dos seus altos funcionários, por mais desejo de aprender que tenham seus estagiários e por mais confiança que você tenha naqueles que chegaram indicados ou que até sua empresa foi atrás e contratou por saber se tratar de um excelente profissional, o máximo que você vai conseguir sem treiná-los é um grupo competente individualmente, mas heterogêneo quanto a métodos e formas de realizar trabalhos, até os mais simples. Resumidamente, terás um grupo, não uma equipe.
O TREINAMENTO
Explicada a importância do treinamento, é mais do que natural que surjam questionamento, ou mesmo apenas dúvidas. Treinar quem? Como? Dentro ou fora da empresa?
Há diversas formas de treinar e qualificar ainda mais os seus funcionários. Mas o ideal é que seja feito de uma forma que não o torne inseguro quanto ao que ele já chegou sabendo e aos seus métodos de trabalho, por isso o indicado é que se comece com uma forma mais simples de treinamento, uma sucinta explicação e demonstração das atividades a serem realizadas pelo funcionário, bem como seu acompanhamento, são tanto benéficos como necessários.
É super importante que o funcionário entenda que, por mais qualificado e experiente que ele seja, é necessário que se adeque à forma como a sua empresa trabalha. Tais orientações e explicações detalhadas ajudarão a integração de novo pessoal a uma teia de atividades já existente.
MAS NÃO É SÓ ISSO
O treinamento, porém, pode e deve ir além. Não raro torna-se imperativa a expansão de conhecimento e/ou habilidades de toda a empresa. Nestes casos, palestras voltadas ao assunto de interesse de cada setor, por exemplo, podem suprir a necessidade imediata de aprendizado ou reorientação dos funcionários.
OBJETIVO FINAL
As possibilidades de qualificar seu quadro de funcionários são tantas que jamais caberiam neste ou em quaisquer outros textos. Por isso é importante que o empregador tenha em mente que deve focar os treinamentos nas atividades necessárias a cada setor. Tirar seu funcionário de suas atividades diárias para assistir palestras ou frequentar cursos que pouco ou nada acrescentarão ao seu dia a dia na empresa é perda de tempo e de produtividade.