Até por se tratar de uma das atividades com maior amplitude de funções dentro do meio corporativo, o RH (Recursos Humanos) ainda não tem de todos, às vezes nem mesmo dos mais ambientados com o ambiente de uma empresa, sua importância entendida de forma precisa e correta. Para muitos, é “apenas” o setor que seleciona, entrevista, contrata e demite funcionários e colaboradores. Ledo engano.
Para começo de conversa, em qualquer manual básico poderemos ler que o profissional de RH tem como função de gerenciar pessoas e cuidar do ambiente social da organização. Só isso já vai muito além das atividades imaginadas pelo público em geral. Analisando com um pouco mais de cuidado, podemos listar algumas funções, ações e práticas deste setor fundamental para o bom andamento de qualquer companhia:
– O RH engloba todas as práticas e políticas que tenham a ver com a administração de comportamentos em uma empresa. Para o departamento, pessoas são recursos, e o trabalho é feito para que as capacidades desses “recursos” sejam desenvolvidas até o seu máximo.
– O setor de Recursos Humanos, direta ou indiretamente, envolve-se com o funcionamento de todas as áreas organizacionais, pois atua como mediador entre os interesses dos profissionais e os da empresa.
– O grande fator diferencial da área de RH nas empresas é o fato de permitir a criação de um canal de comunicação aberto entre os funcionários e a companhia.
– RH não é Departamento Pessoal. Este é um erro comum cometido por quem não está familiarizado com as funções do setor.
– Um investimento competente em Recursos Humanos permite à empresa
Descobrir e reter os talentos na organização com uma margem de erro consideravelmente menor.
Agora que você sabe alguma coisa sobre o quão importante é o setor de RH nas empresas, que tal contratar a consultoria que melhor trabalha na área. Estamos falando da Talentos Consultoria. Entre em contato conosco e descubra o quanto podemos te ajudar!