O mapeamento e descrição de cargos é uma ferramenta utilizada para organizar e detalhar os cargos existentes numa empresa, com informações que devem servir para o planejamento de melhorias de RH na companhia.
No mapeamento e descrição de cargos são especificadas as relações entre os cargos da empresa, bem como são descritas as definições e atribuições de cada posição, entre outras informações.
Alguns dos benefícios do mapeamento de cargos são facilitar a definição de perfis para novas contratações, planejar desenvolvimento de carreiras, identificar gaps ou sobreposições de responsabilidades, por exemplo.
Neste artigo você vai aprender mais sobre o mapeamento e descrição de cargos, seus benefícios e como aplicar essa ferramenta na sua empresa.
Índice de Conteúdo
Como funciona o Mapeamento e Descrição de Cargos?
Essa ferramenta também é conhecida de outras formas, como “Descrição de cargos e Mapeamento de competências”, “Mapa de Cargos”, “Mapeamento de Competências”, entre outros.
Entretanto, todas elas dizem respeito ao mesmo objetivo: conhecer os cargos existentes numa empresa e detalhá-los com informações para serem utilizadas estrategicamente no futuro.
Mapeamento de Cargos
Um cargo trata-se de uma posição existente dentro da hierarquia na empresa, à qual são atribuídos deveres e responsabilidades.
O mapeamento de cargos é o levantamento dos cargos da empresa e suas relações com outros cargos.
Como analogia, poderíamos dizer que o objetivo do mapeamento de cargos é criar um documento que representa o “organograma” da empresa, contendo todas as ocupações que serão mais detalhadas na etapa de descrição dos cargos.
Descrição de Cargo
Após o mapeamento, inicia-se a fase da descrição dos cargos.
Na descrição, os cargos mapeados anteriormente são detalhados, com informações sobre as suas responsabilidades, atividades que devem ser realizadas, suas competências e habilidades necessárias, entre outras informações.
Com o mapeamento e descrição dos cargos, a empresa passa a ter respostas mais claras para as seguintes questões:
- Quais as principais funções e objetivos do cargo?
- Qual o perfil ideal de profissional para cada cargo?
- Existem sobreposições de responsabilidades?
- Existem desvios de atribuições?
- Quais profissionais desempenham quais funções?
Principais aspectos do Cargo
Para que essas questões (e outras) estejam respondidas na descrição dos cargos, é preciso considerar os seguintes elementos durante o levantamento de informações:
- Identificação: definição do nome completo do cargo, de modo que a nomenclatura adeque-se bem à empresa e ao que se utiliza no mercado.
- Organograma: descrição do posicionamento hierárquico do cargo no organograma da empresa, incluindo o cargo ao qual ele vai se reportar e os cargos que ele vai coordenar diretamente.
- Missão: aqui se define qual será o objetivo do cargo descrito, para quê ele existe e as expectativas com relação aos resultados que ele deve apresentar.
- Atividades exercidas: todo cargo precisa ter atribuições que devem ser detalhadas e as atividades que precisarão ser desempenhadas.
- Nível de experiência: descrição do nível de experiência profissional de quem deve ocupar o cargo. Essa informação ajudará, por exemplo, em desenvolvimentos de planos de carreiras e também para processos seletivos.
- Formação acadêmica: também impacta na descrição dos cargos a exigência da formação acadêmica em diversos cargos. É comum que um cargo tenha uma exigência de um grau mínimo de instrução, como o caso daqueles que pedem nível superior
- Competências: aqui é possível descrever quais vão ser as competências comportamentais e técnicas do cargo.
Mapeamento e Descrição de Cargos Inclui Informações Sobre Salários?
Alguns mapeamentos requerem informações sobre os salários pagos pela empresa, enquanto outros não. O que vai definir a necessidade do levantamento dessa informação é o objetivo pelo qual a empresa está investindo em mapeamento e descrição dos cargos.
Por exemplo, se um dos objetivos da descrição dos cargos é detectar disparidade de remuneração entre pessoas que exercem funções iguais ou similares, essa informação é fundamental.
Se a empresa tiver acesso a uma pesquisa salarial do mercado de trabalho atualizada, por exemplo, o levantamento dos salários poderá ser utilizado para gestão de RH identificar se a remuneração de cada cargo está acima, abaixo ou compatível com os concorrentes.
Na contramão dos exemplos acima, se o objetivo da descrição de cargos é encontrar sobreposições de funções e possíveis necessidades de remanejamentos ou cortes de pessoal, o levantamento de remuneração não precisa ser uma obrigatoriedade.
Cuidado Importante ao Descrever um Cargo
É muito importante que, ao descrever um cargo, o profissional de RH consiga representá-lo como ele é na realidade.
Isso pode parecer óbvio, mas é bastante comum o erro das empresas em descreverem os cargos como elas gostariam que eles fossem, com responsabilidades e atribuições que eles poderiam ter, por exemplo, mas que não têm na realidade.
O mapeamento e a descrição de cargos tem como um dos objetivos principais justamente servir para apontar deficiências e necessidades de melhorias no organograma da empresa.
Consolidação das Informações
Ao final do mapeamento e descrição de cargos as informações devem ser reunidas, tratadas e analisadas.
É com base no mapa e descrição de cargos que as empresas vão identificar os problemas de organograma e começar os seus planejamentos para ajustá-los.
Este documento torna mais evidentes os problemas no organograma e nas atribuições das funções.
Por oferecer uma visão ampla e detalhada da organização de pessoas, esse documento serve de base para proposição de mudanças nos cargos e, até mesmo, na estrutura da empresa.
Como o mapeamento de cargos impacta positivamente no negócio?
O mapeamento de cargos é capaz de proporcionar enormes benefícios para uma empresa, como:
- Identificar necessidades de melhorias no organograma: o documento de mapa e descrição de cargos evidencia o déficit de pessoas, gaps de competências, sobreposições de responsabilidades, acúmulos de funções e outros diversos problemas que causam ineficiência para a empresa.
- Estabelecer critérios para contratação de funcionários: as descrições dos cargos apresentam as características mais importantes das pessoas que devem ocupar uma posição na empresa.
- Ajudar no planejamento do desenvolvimento de carreiras: conhecendo as habilidades, competências e níveis de experiência de cada posição, torna-se mais fácil construir planos de carreira e estabelecer os critérios necessários para promoções.
- Aumentar a produtividade das equipes: com o detalhamento obtido com o mapeamento e a descrição de cargos, é possível reestruturar suas equipes, com treinamentos e contratações de pessoas mais adequadas aos cargos, tornando os seus times mais produtivos.
- Facilitar o planejamento financeiro: ao ter uma ferramenta que permite observar e ajustar o organograma da empresa, torna-se mais fácil planejar a criação de novos cargos, contratações, demissões, necessidades de treinamentos, entre outros.
- Reduzir a ocorrência de absenteísmo e turnover: alguns ajustes realizados a partir do mapeamento e descrição de cargos ajudam a reduzir a insatisfação e o estresse dos colaboradores que, por exemplo, eram cobrados por funções que não deveriam exercer, ou que tinham responsabilidades incompatíveis com suas remunerações.
Benefícios do Mapeamento e Descrição de Cargos para a Inclusão de PCDs no ambiente de trabalho
Outro benefício do mapeamento de cargos é oferecer uma visão mais clara a respeito das condições de acessibilidade de cada cargo.
Neste sentido, o mapa e descrição de cargos oferece os seguintes benefícios:
- Amplia a visão da empresa sobre acessibilidade e as oportunidades de contratação.
- Traz um foco maior para as habilidades do profissional e não para a sua deficiência.
- Identifica a necessidade de recursos assistivos.
- Aumenta as chances de desenvolvimento de carreira dos profissionais.
- Torna a contratação mais qualitativa.
- Torna os cargos mais atrativos para os profissionais com deficiência.
Consultoria de Mapeamento e Descrição de Cargos
A Talentos Consultoria oferece o serviço de Mapeamento e Descrição de Cargos.
Somos referência em consultorias de RH. Ao contar com a nossa parceria, a sua empresa poderá se beneficiar das seguintes vantagens:
- Expertise na realização deste de consultorias em Mapeamento e Descrição de Cargos.
- Imparcialidade no levantamento e análise de informações.
- Manter o fluxo de produtividade, sem interromper o seu RH para a execução deste serviço.
- Uso de metodologias comprovadas e aplicação de melhores práticas.
A consultoria de mapeamento e descrição de cargos elabora um documento completo de descrição de cargos, contendo as atribuições, responsabilidades e especificações dos cargos existentes na sua empresa.