Pródigo em termos que só quem está diretamente ligado ao meio conhece, o mercado empresarial vem usando desde alguns anos mais um verbete anglicista que cada vez mais se transforma em usual e deixa para trás quem não o conhece e o domina em todo o seu significado, que está longe de ter a simplicidade que parece: OUTSOURCING.
Mas, o que é Outsourcing? Fonte de fora, se for usada uma tradução literal da palavra. Adaptada ao mundo corporativo, podemos dizer que realizar outsourcing é nada menos do que trata-se de buscar fontes externas (“de fora”) para fazer trabalhos específicos. Ou, mais detalhadamente, contratar especialistas na área que você tem menos knowhow para potencializar o resultado destes setores. Assim, você pode focar seus esforços naquilo que realmente faz parte da sua área, tornando a empresa muito mais coerente em todos os setores.
Ah, então outsourcing é o mesmo que terceirização? Não! Não cometa esse engano!
Terceirização
– A terceirização, tal como conhecemos, é realizada em serviços que não se encontram na região do “core bussiness” (outro anglicismo, este referindo-se às atividades primordiais da empresa) da companhia.
Outsourcing
– Não deixa de ser um tipo de terceirização, mas em áreas estratégicas para a empresa. Exemplos clássicos de outsourcing se dão nas partes de Vendas, Finanças e Tecnologia da Informação (TI).
A grande vantagem do outsourcing é colocar profissionais altamente especializados para realizar serviços vitais para a companhia, ao invés de tratar estas atividades como apenas “mais uma” entre as tantas, principalmente de corporações de médio e grande porte.
Mas isso é caro? Gastarei mais dinheiro trazendo gente “de fora” para realizar serviços essenciais?
A resposta para ambas as perguntas é uma só: Não.
Está mais do que comprovado por diversos estudos que trabalhar no sistema de outsourcing traz diversas vantagens para a sua companhia, tais como:
- Redução de custos – o dinheiro investido ao contratar uma empresa é menor do que o que seria necessário para treinar, capacitar e tornar automática a atividade sendo realizada por seus funcionários.
- Aumento da produtividade – Você terá pessoas altamente especializadas trabalhando em áreas estratégicas da sua companhia.
- Aumento da competitividade – Com setores fundamentais da sua empresa trabalhando com um desempenho de excelência, sua competitividade no mercado aumentará a olhos vistos.
- Redução de riscos – Tendo profissionais especializados em cada setor, a possibilidade de um projeto ser mal planejado e/ou executado é muito menor.
Estas são apenas algumas vantagens do outsourcing! Gostou? Tem dúvidas? Em ambos os casos entre em contato com a Talentos. Temos anos de experiência no mercado e estamos aptos a orientá-lo da melhor forma para que sua empresa atinja as metas e o sucesso desejado! Fale já com a gente!