Data de muito tempo atrás quando a maioria das empresas eram comandadas com mão de ferro por alguém que, mais do que admiração profissional, provocada medo e, muitas vezes, repulsa em seus funcionários. Este tipo de chefe, não raro estava ali por ser o fundador da companhia e, embora pudesse ser um grande empreendedor, a evolução natural das relações interpessoais em ambientes corporativos fez com que esse tipo de comandante sumisse. Sem deixar saudades.
Caso você não tenha reparado, em nenhum momento no parágrafo acima o “dono” ou qualquer palavra que se assemelhe foi chamado de líder. Isso porque, cada vez mais e para a saúde mental dos comandados o conceito de liderança tem se separado daquele de chefia exemplificado acima.
OS LÍDERES MODERNOS
Os chefões, com o passar do tempo e hoje pode-se dizer que quase totalmente, foram substituídos por profissionais cuja qualificação e competência para exercer tal função normalmente não se tem qualquer dúvida. Estudo, experiência, educação e um certo dom no trato com as pessoas, sejam funcionários ou clientes, são algumas das características encontradas em líderes de sucesso. Mas, é possível FORMAR um líder? E há como treiná-lo para ficar ainda melhor? A resposta para essas duas perguntas é SIM e demonstraremos abaixo algumas das inúmeras vantagens do que se convencionou chamar “Treinamento de liderança” ou “treinamento para líderes”.
INSPIRAÇÃO
Um bom líder normalmente é admirado por seus comandados. Sendo bem treinado e sabendo dar os exemplos corretos, fará com que seus funcionários sintam-se inspirados a serem melhores. Nunca é demais repetir a máxima: “Funcionário feliz rende mais”.
MÃO NA MASSA
Bem treinado, o líder vai entender que a diferença dele para um chefe nos moldes antigos é o fato de que ele sabe fazer as coisas que delega. E faz. Para um funcionário, nada melhor do que ver seu comandante demonstrando na prática que pede os resultados, as metas, etc. porque sabe como fazer para alcança-los. Denota credibilidade.
INDICAR O MELHOR CAMINHO PARA OS NEGÓCIOS
Quanto mais bem treinado for o líder, mais fácil para ele será executar funções que vão além de comandar pessoas. Um líder preparado adequadamente torna-se um parceiro da diretoria porque não encontra problemas em nortear os negócios da empresa.
ESPECIALISTA NO MERCADO
Treinar um líder para que ele exerça suas funções de maneira competente significa ensiná-lo também a olhar para fora. Ou seja, quanto melhor os líderes dos mais diversos segmentos da sua corporação entender o mercado, mais sugestões aproveitáveis ele apresentará e de melhor forma poderá comandar o seu setor de atividade.
COMO ESCOLHER O MELHOR TREINAMENTO
Mais do que se convencer da importância do treinamento de líderes, é necessário que o empresário saiba como fazê-lo da melhor forma e, assim, evitar gasto de tempo e dinheiro. Buscar a opinião de quem já participou e pesquisar a reputação da instituição são dois métodos que não costumam falhar.