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Dicas para se tornar um líder de sucesso

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Existe um conceito global sobre liderança que versa que liderança é algo nato, que não há como ser ensinada e que o seu desenvolvimento acontece naturalmente. Ledo engano. De fato há quem nasça com esse dom, mas nem sempre é sobre estas pessoas que caem cargos importantes, de confiança e que exigem serem exercidos por líderes.

Quando isso acontece é possível sim ensinar, formar e desenvolver líderes de sucesso nas mais diversas áreas de atuação. E como informação nunca é demais (ou não deveria ser) separamos abaixo algumas dicas sobre como se tornar um líder de sucesso. Veja!

NÃO PARE NO TEMPO

A palavra é batida e, de tanto ser usada, de fato perdeu um pouco do seu significado, mas não da sua importância quando usada corretamente: Modernize-se. Sempre. A todo instante. Incessantemente. Sob pena de ficar obsoleto e ser, literalmente, atropelado e esmagado profissionalmente por técnicas, conceitos e práticas que você sequer sonhou existir. E não há qualquer exagero no que acabou de ser afirmado. Essa dica serve para qualquer pessoa. Correto? Imagine para quem é ou pretende-se um líder, dono de um cargo de chefia e confiança em uma empresa.

CONVERSE E OUÇA QUEM VOCÊ COMANDA

Se há uma forma mais rápida e prática de se tornar um líder cada vez melhor esta é estar aberto a ouvir. Mas ouvir quem? Primordialmente que você comanda. Desenvolver uma relação de confiança com a sua equipe a ponto de que elogios não pareçam bajulação e eventuais críticas negativas cheguem sem o medo de uma demissão é uma das coisas mais inteligentes e eficazes que um líder pode fazer por si mesmo. Almoce junto de vez em quando, não negue um convite para um cafezinho ou um happy hour, abra SEMPRE espaço para que seus comandados falem em reuniões. Você só tem a ganhar com isso. Até se eles falarem demais.

DÊ EXEMPLO

Certamente é uma das formas mais eficazes de conquistar cada vez mais respeito e confiança da sua equipe. Sempre que possível, vá além das orientações. Mostre como faz, porque é importante fazer, que você não daria uma ordem inexequível e que, se necessário, sua equipe pode contar com você para colocar a mão na massa. Funciona, e muito!

TRABALHE COM MERITOCRACIA

Lembra como era triste quando você se esforçava, fazia um trabalho correto, às vezes além do que foi pedido, e o seu chefe não te dizia nem um “muito obrigado”? Pois é, não repita esse erro. Não é para sair por aí distribuindo “parabéns” aos seus comandados, mas um líder que reconhece os esforços de seus funcionários, individual ou coletivamente tente a deixar o ambiente mais agradável. E é trabalhando com esse tipo de motivação (um incentivo financeiro extra também não faz mal a ninguém ocasionalmente) que colaboradores rendem mais.

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