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Um grande desafio para muitos empresários é contratar funcionários para trabalhar em sua empresa.
É sempre um risco, afinal, o funcionário será o responsável pelo andamento do seu investimento, pelo tratamento com o público e a recepção da sua empresa. Em alguns casos, os empresários perdem tempo e dinheiro investindo em treinamento e pagando salário para um funcionário inadequado para o cargo, e só após meses que se descobre que ele não é um bom funcionário.
Então o que eu posso fazer para contratar o funcionário certo?
Organização
É necessário se organizar antes de contratar uma pessoa. As contratações geralmente ocorrem através de entrevistas, que ocorrem após a aprovação de um currículo, e elas são cruciais para a aprovação ou rejeição de um candidato.
Se organize de forma a receber corretamente a pessoa, selecionando perguntas com base nas necessidades da sua empresa e investigue o máximo possível que conseguir sobre a pessoa, buscando saber quais seus antecedentes e quais seus objetivos caso conquiste a vaga.
Referências
Para diminuir riscos, vale a pena buscar referências sobre o candidato com antigos chefes e pessoas que tiveram a experiência de conviver com ele durante mais tempo. Entrevistas de emprego não chegam a uma hora de duração, sendo difícil definir quais os pontos fracos e pontos fortes do candidato, ou se ele possui dificuldades de trabalhar em grupo ou real aptidão para o cargo.
Preparação
Geralmente acontece um período de preparação para assumir o cargo. Esse tipo de treinamento é importante para reparar na forma como o candidato se comporta diante das situações que serão corriqueiras dentro do cargo. Candidatos que possuem extrema dificuldade de encarar a função ou contradizem o que foi dito em entrevistas podem dar problemas no futuro, não valendo a pena sua contratação.
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