Autoconhecimento é criar um tempo para olhar para si mesmo e se conhecer.
Dedicar um tempo a isto, como praticando meditação, yoga, estar presente em todos os momentos, ajuda a se autoconhecer. Pensar, repensar e refletir.
Autoconhecimento significa conexão. A escolha certa está ligada ao nosso centro, que coordena nossos valores. Na medida que não entramos em contato com nossos valores, eles agem individualmente; quando o pensar não está conectado com o querer, que não está conectado com o sentir, que não está conectado com o agir.
Uma pessoa consciente de si mesma e de seus pensamentos, consegue identificar suas forças e fraquezas e trabalhar com foco para se desenvolver diariamente. Por isso, na maioria das vezes, buscar o autoconhecimento é o primeiro passo para ter uma vida profissional mais bem-sucedida e saudável.
Pessoas que não se conhecem são incapazes de criar empatia. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, ver o ponto de vista do outro. Não conseguimos mais entender o outro, porque não conhecemos nós mesmos.
E o que isso tudo tem a ver com felicidade no trabalho?
Quando você olha para si mesmo, você começa a se perguntar, quem sou eu de verdade? Qual é meu propósito? Por que eu nasci? O que me faz feliz? O que eu realmente gosto de fazer? Qual é minha missão?
Ter felicidade no trabalho é fazer atividades como se estivesse num momento de lazer. Quando estamos completamente presentes e plenos no nosso agora. Quando estamos exatamente onde gostaríamos de estar. Quando não vemos o tempo passar.
Se nós escutamos nosso centro interior, se soubermos dos nossos valores, se valorizarmos nossa inteligência intuitiva, nós encontramos nosso propósito de vida, do lado de dentro e não do lado de fora. E assim, encontramos o que realmente nos faz feliz!
Vamos olhar mais para dentro!
Você é o principal responsável pela sua vida, carreira e pela sua felicidade!