webpage visitors ipv4 traffic statistics

Dicas de Recursos humanos para o RH escolher o funcionário certo para a vaga

Compartilhe:      

Com um mercado corporativo cada vez mais competitivo, independentemente do tamanho da empresa e de sua área de atuação, um fator, sempre considerado importante, passou a ser determinante para o sucesso – ou não – de uma empresa: o material humano. Profissionais talentosos se tornaram ouro em um mundo onde uma boa ideia, uma ação positiva ou a antecipação de um problema a ser resolvido faz cada vez mais diferença interna e externamente em qualquer companhia.

Agora, como identifica-los e convencê-los a trabalhar em sua empresa? Pensando nisso elaboramos algumas dicas para ajudar o setor de RH nesta tarefa árdua. Confira!

TORNE A SUA EMPRESA POSITIVAMENTE CONHECIDA

Quanto mais pessoas e, principalmente, funcionários em potencial tiverem uma boa imagem da sua empresa, certamente terá mais gente com vontade de trabalhar nela. Deixar claro que os colabores já contratados gostam de trabalhar companhia, ter políticas de férias e benefícios atrativos chama a atenção de gente de qualidade que, circunstancialmente, está fora do mercado, e até mesmo de gente contratada por outras corporações.

SAIBA QUEM VOCÊ QUER CONTRATAR

Um dos erros mais comuns no processo de contratação de funcionários é não definir com precisão o perfil dos novos contratados. Evite ao máximo isso, pois, na melhor das hipóteses, você terá que adaptar o novo colaborador à vaga. Na pior delas, terá que demiti-lo, arcar com encargos e terá o retrabalho de fazer um novo processo de contratação.

O TAL DO Q.I. (Quem indica)

Foi-se o tempo em que era mal vista no meio corporativo a contratação de um funcionário indicado por um colaborador que já trabalha na empresa. Receber uma indicação de alguém que já conhece a política da empresa e o seu perfil pode sim pular diversas etapas, como a de uma eventual necessidade de adaptação ou diminuir muito a possibilidade de uma contratação errada.

VÁ ALÉM DO PROCESSO SELETIVO

Evidentemente são de enorme importância as dinâmicas e entrevistas, mas algo que por vezes é negligenciado mas segue sendo muito eficiente é pedir referências sobre quem está prestes a ser contratado. Por mais que o candidato tenha ido bem em todo o processo, informar-se sobre o seu desempenho e temperamento com quem já teve a oportunidade de trabalhar com ele pode tanto referendar quanto vetar a contratação. Em ambos os casos, sua empresa sai ganhando.

Estas e outras práticas de sucesso no mundo dos Recursos Humanos são a especialidade da Talentos Consultoria. Entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Compartilhe:      

Deixe um comentário