Já é mais do que comum no mercado corporativo a terceirização de serviços, normalmente usada para melhorar níveis de produtividade e flexibilidade, além de reduzir custos e garantir equipes especializadas.
Faz algum tempo que virou uma unanimidade a afirmação de que, terceirizando algumas atividades, é possível para as empresas manterem o foco no próprio negócio, por meio de uma gestão mais dedicada.
Nunca é demais, porém, a tentativa de tornar ainda mais proveitosa e vantajosa a terceirização.
Por isso, elaboramos algumas dicas para conquistar bons resultados em todo o processo de gerenciamento de uma equipe terceirizada.
Índice de Conteúdo
QUALIDADE EM PRIMEIRO LUGAR
Todo o esforço para a terceirização de uma atividade em sua companhia irá por água abaixo se não for escolhida uma boa empresa no setor.
Assim, antes que o contrato seja fechado, é fundamental solicitar certidões negativas tributárias, certificados de qualidade e referências, além de investigar a situação financeira da futura prestadora.
É importantíssimo também, com a empresa já contratada, pedir, mensalmente, os comprovantes de pagamento de salários, benefícios, encargos e tributos.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
Escolhida a empresa, o próximo passo é fazer com que os novos contratados conheçam a estratégia e as expectativas da empresa.
Assim, os objetivos macro devem ser desdobrados em metas individuais e coletivas, de forma que todos possam compreender claramente o que deve ser feito.
Por mais que seja conceituada a empresa escolhida, é importante contar com indicadores de performance, para mensurar os resultados, perceber atrasos e perdas em qualidade. Assim fica possível corrigir problemas eventuais.
COMUNICAÇÃO
Uma produtividade satisfatória é totalmente dependente de um sistema de comunicação eficaz. Cabe ao gestor ser um comunicador competente.
VALORIZAR E RECONHECER
Estas duas palavras são como se fossem mágicas na gestão de equipes terceirizadas.
Reconhecer o empenho e valorizar o talento e a competência favorece o engajamento e também a construção de relações onde todos ganham, como deve ser toda parceria.
ATENÇÃO À SUBORDINAÇÃO
A forma como acontece a gestão de terceirizados é importantíssima para o sucesso da mesma.
É preciso que o gestor tenha consciência de que um profissional terceirizado não é subordinado direto, mas sim, um prestador de serviços. É uma relação de trabalho diferente, que deve ser vista como uma parceria.
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