webpage visitors ipv4 traffic statistics

Como se portar em uma entrevista de emprego – Dicas Talentos Consultoria

Compartilhe:      

Você batalhou, enviou currículos, mandou mensagem para amigos pedindo ajuda e finalmente conseguiu a entrevista para aquele emprego dos sonhos. Este, porém, é apenas o primeiro passo para que você volte a trabalhar. Cada vez mais competitivo e por vezes até cruel, o mercado exige profissionais extremamente qualificados e preparados para a vaga aberta. E, desnecessário dizer, quanto mais alto o cargo e o salário, mais candidatos, mais competitividade e mais estresse.

E agora, como se sair bem na tão desejada quanto temida entrevista de emprego. Como dominar o nervosismo, uma eventual (ok, provável) noite mal dormida? O que dizer? De que forma fazer com que o recrutador entenda que, entre tantos, é você quem deve sair dali com uma notícia boa para seus familiares, amigos e principalmente para si mesmo? Em resumo, como se portar em uma entrevista de emprego?

Não há qualquer garantia de que este ou aquele comportamento, esta ou aquela palavra dita ou não dita te fará ser contratado, mas há sim formas de proceder que, se não te garantem o emprego, muito provavelmente te mantém no páreo na busca por ele. Seguem algumas delas.

SEJA PONTUAL

Parece desnecessário esse tipo de dica, mas sempre é bom reforçar. Chegar mais de uma hora antes pode demonstrar excesso de ansiedade, mas estar na sala de espera entre 30 e 15 minutos antes da hora marcada é o ideal. Atrasar-se, jamais!

ANTES DA ENTREVISTA

A preparação começa no momento em que você foi comunicado que está selecionado para a entrevista. Por mais necessidade que você tenha de trabalhar, evite criar expectativas exageradas. Isso gera uma ansiedade negativa e pode prejudicar seu sono. A noite anterior já não será das mais fáceis de dormir por si só. Então evite torna-la ainda mais problemática. Ao chegar no local marcado, evite ficar caminhando pela sala de espera, roendo unhas e demonstrando um nervosismo acima do normal. Lembre-se que você está sendo analisado o tempo todo e não só pelo entrevistador. Aliás, quando ele surgir, levante-se e cumprimente-o. Um aceno sentado pode demonstrar falta de interesse e um relaxamento excessivo.

A ENTREVISTA

A primeira coisa: lembre-se que o entrevistado é você e não a pessoa à sua frente. Demonstrar interesse pela empresa e esclarecer uma ou outra dúvida certamente é uma atitude positiva. Mas para que você seja contratado é necessário que o recrutador conheça você além do currículo. Seja claro, objetivo e educado. Evite ao máximo falar mal dos outros locais em que você trabalhou. Em algum momento o entrevistador tentará uma conversa mais informal. Caso seja perguntado sobre nervosismo e você esteja, não há nada demais em admitir. Mas demonstre que você sabe controlar seus nervos. Ao falar das suas experiências, comece da mais importante, não se preocupe em seguir ordem cronológica. Ao terminar a entrevista, despeça-se com a mesma educação de quando viu o entrevistado pela primeira vez. De pé com um aperto de mãos firme e olhando nos olhos. E boa sorte!

 

Compartilhe:      

Deixe um comentário