Você já se perguntou como realizar uma pesquisa de clima organizacional? Quais perguntas devem ser feitas no questionário de avaliação de satisfação dos colaboradores?
Neste artigo, vamos abordar essas questões e fornecer um modelo de pesquisa de clima que pode fornecer insights valiosos sobre a satisfação geral das pessoas na sua empresa.
“A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta essencial para entender as percepções, expectativas e satisfação dos colaboradores, permitindo que a gestão tome medidas adequadas para melhorar o ambiente de trabalho.” – Patrícia Ayres, diretora da Talentos Consultoria.
Conheça o nosso artigo “Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como funciona?“, com um conteúdo mais completo, que contém conceitos e medidas práticas para você aplicar da melhor forma a pesquisa de clima na sua empresa.
Aqui neste artigo abordaremos especificamente sobre o modelo de pesquisa de satisfação, como ele deve ser estruturado e quais os objetivos de cada pergunta.
Índice de Conteúdo
Antes de elaborar as perguntas do questionário, é fundamental estabelecer o objetivo da pesquisa.
O que você deseja descobrir ou resolver por meio dessa pesquisa?
Sua empresa está enfrentando algum problema específico?
O exemplo de pesquisa de clima apresentado a seguir tem o propósito simples de mapear a satisfação dos colaboradores de forma geral.
Ter um objetivo claro ajudará a direcionar a criação das perguntas da pesquisa e a definir os critérios para avaliar se ela foi bem-sucedida ou não.
Além disso, é importante definir uma meta de taxa de resposta para garantir resultados significativos. Recomenda-se uma taxa de resposta entre 85% e 90% para obter uma amostra representativa da opinião dos colaboradores.
Um bom planejamento é essencial para uma pesquisa de clima organizacional eficaz. É necessário considerar cada etapa do processo para garantir que tudo ocorra de forma contínua e coerente.
Defina as datas de início e término da pesquisa, bem como a data de apresentação dos resultados.
Nessa etapa, é importante apresentar aos colaboradores os benefícios e o propósito da pesquisa, destacando que ela visa identificar as condições de trabalho, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o relacionamento entre colegas e a satisfação geral dos colaboradores com a empresa.
Nessa fase, também é fundamental transparecer para o colaborador que suas respostas individuais não serão expostas e que ele não sofrerá retaliações ou quaisquer outras consequências negativas, em função das respostas dadas na pesquisa. Sempre que possível, opte por realizar pesquisas que garantam o anonimato do colaborador no momento da resposta, para que ele se sinta mais seguro e confortável em responder o questionário com sinceridade.
A seguir, apresentamos um exemplo de questionário de pesquisa de clima organizacional que pode fornecer informações valiosas para a medição da satisfação geral dos colaboradores de uma empresa:
1 – Qual é o seu setor na empresa? Escolha uma das opções abaixo: (opcional)
Essa pergunta permite obter uma visão específica de cada setor da empresa durante a análise dos resultados. Adapte os setores, de acordo com os existentes na sua empresa.
2 – Avalie as seguintes questões de acordo com os critérios abaixo: “Muito insatisfeito(a)”, “Insatisfeito(a)”, “Indiferente”, “Satisfeito(a)” ou “Muito satisfeito(a)”
3 – No geral, qual é o seu nível de satisfação em trabalhar na empresa?
Essa pergunta permite que os colaboradores classifiquem sua satisfação em uma escala de 1 a 10. Ela serve como um “termômetro” da satisfação dos colaboradores com a empresa em geral.
4 – Espaço aberto: compartilhe suas ideias e opiniões livremente.
Ofereça um campo livre para os colaboradores poderem expressar suas ideias e opiniões sem restrições, sobre pontos que os incomodam ou proposições de melhorias, por exemplo.
Com as perguntas definidas, é hora de configurar a pesquisa em uma plataforma online, como o Google Forms, Survey Monkey ou Survio. Essas ferramentas facilitam o alcance de um maior número de participantes e simplificam a análise dos resultados.
Teste o questionário da pesquisa de clima para garantir que as perguntas, notas e configurações estejam corretas, antes de iniciar a coleta de informações.
Após configurar a pesquisa, é hora de aplicá-la.
Identifique a melhor maneira de convidar os participantes da sua empresa, seja por e-mail ou por meio de ferramentas de mensagens, como Slack ou Microsoft Teams.
Certifique-se de que todos compreendam a importância da pesquisa e o prazo para conclusão. Reforce periodicamente o pedido até atingir a taxa mínima de resposta estabelecida anteriormente.
Por fim, analise os resultados da pesquisa. Independentemente da ferramenta utilizada, você terá acesso aos resultados, provavelmente apresentados em gráficos, que mostrarão a realidade da sua empresa.
Analise cuidadosamente os dados, tire conclusões e planeje os próximos passos com base nessas informações.
Considere também como apresentar os resultados para toda a empresa e crie espaços para feedbacks. É essencial que todos tenham conhecimento sobre o clima organizacional e saibam como contribuir para melhorá-lo ou mantê-lo, se for o caso.
Use o nosso modelo de pesquisa de clima como inspiração para começar a planejar a avaliação do nível de satisfação na sua empresa. Ressaltamos que o questionário de pesquisa de clima organizacional é apenas uma parte do trabalho.
Os objetivos da pesquisa, o engajamento dos colaboradores, bem como a aplicação de medidas após a realização da análise dos resultados são tão ou mais importantes quanto a aplicação do questionário.
Por isso, reforçamos o convite para você ler o artigo “Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como funciona?“. Nele você vai se aprofundar ainda mais sobre este tema tão importante para a gestão de pessoas na sua empresa.
Também convidamos você a conhecer os 6 passos que a Talentos Consultoria executa no serviço de pesquisa de clima prestado para as empresas clientes. A nossa experiência poderá servir de inspiração como modelo de pesquisa de clima para você aplicar no seu negócio.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta valiosa para entender as necessidades e percepções dos colaboradores. Ao implementar essa pesquisa e utilizar seus resultados de forma efetiva, você estará promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e satisfatório para todos. Invista nessa prática e colha os benefícios de uma cultura organizacional positiva.
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