Categorias: Blog

Diferenças entre RH e Gestão de Pessoas

Por se tratar de áreas pouco conhecidas para quem não as vive em seu cotidiano, a confusão entre as funções do RH e da Gestão de Pessoas é muito maior do que se imagina. Até porque há inclusive os que pensam se tratar da mesma coisa.

Definitivamente não. Para tentar elucidar, vamos explicar abaixo as funções, com suas semelhanças e diferenças. Confira!

RH

De tão presente no dia-a-dia de corporações dos mais variados portes, O RH é uma atividade que já foi promovida a um setor autônomo em muitas empresas. Nas de maior sucesso, aliás, o setor é um elemento de extrema importância.

Estas são algumas funções e atividades do RH:

– Desenvolver políticas de retenção de talentos;

– Identificar as necessidades de contratação da empresa;

– Determinar planos de carreira e critérios de promoção;

– Elaborar processos de recrutamento e seleção;

GESTÃO DE PESSOAS

De forma diferente da que acontece com o RH, a gestão de pessoas não tem “status” de departamento, mas isso de forma alguma diminui a sua importância dentro da empresa. Trata-se de uma atividade essencial, à medida que, dentre outras, tem as seguintes funções:

– Fortalecer a comunicação da equipe;

– Manter a harmonia do time e lidar com situações de conflito;

– Identificar o potencial de cada colaborador e delegar tarefas conforme suas habilidades, seu nível de autonomia e responsabilidade;

– Engajar todos com as metas do setor;

– Oferecer feedback;

Explicadas algumas diferenças, podemos listar também alguns exemplos de atividades em que os dois setores trabalham de forma interligada. Confira:

NA HORA DE CONTRATAR

O gestor de pessoas identifica uma necessidade em sua equipe. Nesse cenário, o RH desenha um processo de seleção e recrutamento com a finalidade de identificar e trazer para a empresa o profissional ideal para ocupar tal vaga.

NA QUALIFICAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

O gestor observa uma deficiência em determinada função e, com base nessa informação, o RH organiza um treinamento para os funcionários e colaboradores.

PROMOÇÃO

É função do RH desenvolver o plano de carreira para cada cargo dentro da empresa. Por sua vez, o gestor avalia quais colaboradores cumpriram os critérios estabelecidos merecem ser promovidos.

Quer saber como trabalhar da melhor forma com Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Terceirização e diversas outras áreas? Entre em contato agora mesmo com a Talentos Consultoria. Conheça nossos cases de sucesso e venha ser nosso novo parceiro!

Share

This website uses cookies.