Categorias: Dicas

Você é Reativo ou Proativo?

Com as grandes mudanças que vem ocorrendo no cenário mundial, vários perfis comportamentais estão ganhando espaço nas leituras. Hoje iremos falar de dois novos perfis que estão ganhando a atenção do mercado de trabalho: o PROATIVO e o REATIVO.

 

PROATIVIDADE

A Proatividade vai além de tomar a iniciativa para fazer algo. Ela implica que nó seres humanos somos responsáveis pelas nossas vidas, ou seja, nosso comportamento resulta de decisões tomadas, não das condições externas, embora elas nos influenciem.
As pessoas proativas acostumam-se a ter responsabilidade e isso implica em não colocar a culpa por seu comportamento nas circunstâncias ou no comportamento alheio. O comportamento das pessoas proativas é produto de uma escolha consciente, baseada em valores e não simplesmente em sentimentos.
“As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça chuva ou faça sol, não interessa, elas avançam graças aos seus valores. E se um de seus valores é realizar um trabalho de qualidade, ela não depende de o tempo estar bom ou não”.

 

REATIVIDADE

As pessoas reativas são afetadas pelo ambiente físico e social. Se o tempo está bom, elas se sentem bem, caso contrário a performance muda.
No ambiente social geralmente se sentem bem quando alguém as trata bem. Se alguém a trata mal, o mundo cai e assume uma postura defensiva, colocando-se como vítima ou ainda uma postura protetora.
As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros. Quando isso acontece permitimos que as fraquezas do outros, suas falhas de caráter e outros desvios, nos controlem. É tenso e desgastante viver assim.
Os Reativos tendem a passar anos exercendo as mesmas atividades e fazendo as mesmas coisas e, com isso, acabam se tornando pessoas e profissionais estagnados.

 

E o que eu faço com tudo isso?

A característica de ser Proativo está se tornando uma espécie de princípio básico que o profissional deve seguir para poder acompanhar as demandas do mercado. O Proativo é aquela pessoa cheia de iniciativas, que busca N formas de resolver os problemas antes mesmo que eles aconteçam, contagiando toda a equipe com suas boas ideias e sua mentalidade positiva.
O Proativo vem se destacando por possuir a capacidade de fazer os negócios decolarem, por não ter medo dos problemas e por estar muito antenado a tudo que acontece à sua volta, tende a prever possíveis problemas e se antecipar a eles. A característica mais marcante do PROATIVO é agilidade de raciocínio.
O maior desafio hoje, das pessoas que se classificam como REATIVAS, é se autodesenvolver, para que possam se tornar PROATIVAS e conseguir mudar sua realidade.
Para identificar em qual lado você está, que tal observar a sua linguagem? Nossas atitudes e comportamentos geralmente derivam de algum modelo que seguimos, por isso é interessante usarmos nossa autoconsciência para examinar esses modelos. Analisar a nossa linguagem é uma das formas de vermos se estamos mais para proativos ou para reativos.

Linguagem Reativa Linguagem Proativa
Não nada que eu possa fazer Vamos ver alternativas
Sou assim e pronto Possa tomar outra atitude
Ele me deixa louco Posso controlar meus sentimentos
Eles nunca vão aceitar isso Vou buscar uma apresentação eficaz
Tenho de fazer isso Preciso achar a resposta apropriada
Eu preciso Eu prefiro
Não posso Eu escolho
Ah! se eu pudesse Eu vou fazer

 

Agora que você sabe o que é PROATIVO E REATIVO, como você se vê? Faz a reflexão e compartilha com a gente!
Extraído e adaptado de “Os Sete hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”

Share

This website uses cookies.