Mesmo com um fluxo de informações cada vez maior graças a uma expansão outrora inimaginável da internet, alguns conceitos que já podem ser considerados datados, para não dizer arcaicos, ainda permeiam as mentes menos dispostas a modernizarem-se e estarem caminhando no mesmo passo de seu tempo, para não dizer…preguiçosas.
Um dos discursos obsoletos que seguem sendo repetidos é quanto às funções do setor de RH nas empresas dos mais variados tamanho. Por mais incrível que possa parecer, há os que ainda definem o setor de RH “apenas” (como se fosse pouco se fosse só isso) como o responsável por recrutamento e seleção, gestão e treinamento de funcionários.
Se a área se limitasse a fazer esses serviços, ainda assim seria um absurdo (como acontece em pleno 2018/2019) usar dessa afirmação para tratar o setor como se fosse secundário dentro de uma empresa. Ou esta funcionaria sem funcionários contratados e treinados de forma correta?
O que essas pessoas não sabem é que as funções do RH vão ainda mais além das já citadas e, pasmem os menos estudiosos, esta área é uma das grandes responsáveis pela forma como sua empresa é vista interna (pelos seus próprios funcionários) e, principalmente, externamente.
BOA IMAGEM FAZ BEM
Parece óbvio, mas nunca é demais ressaltar. A imagem da empresa é construída a partir da visão que o colaborador tem do negócio, e do atendimento que é prestado ao cliente. Se o profissional está desmotivado e desalinhado com o perfil da organização, ele certamente passará essa frustração para o consumidor. Cabe então ao RH identificar e anular esses problemas antes que eles sejam externalizados.
EMPLOYER BRANDING
O nome é pomposo, quase um título e dá trabalho conquistar. Existe um conceito muito difundido que é o de marca empregadora (Employer Branding). Alcançar esse status implica em construir uma imagem positiva no mercado e obter uma reputação como um bom empregador, tanto para os colaboradores atuais quanto para os futuros.
CRIAÇÃO DA IMAGEM POSITIVA
É um erro crasso limitar a tentativa de obtenção de uma imagem positiva da empresa somente em campanhas publicitárias. Deve estar construída, também, em ações concretas de RH. Além disso, não será possível adquirir verdadeiramente a valorização de marca empregadora sem o conceito ainda mais importante, o de marca de recursos humanos.
PERSPECTIVA INTERNA E EXTERNA
A interna é quando o RH alcança um valor alto de marca, o que facilita a implementação de qualquer programa, método ou projeto, já que os integrantes da empresa terão confiança na gestão. A externa consiste no fato de o valor da marca produzir uma boa imagem entre a liderança e os colaboradores, fazendo com que eles a transmitam para pessoas de fora.
Para que tudo isso e muito mais ocorra na sua empresa, ela precisará de profissionais de RH extremamente capacitados. É aí que você deve pensar na Talentos Consultoria. Entre em contato conosco, teremos enorme satisfação em apresentar-te o nosso trabalho e desenvolver uma parceria duradoura e de muito sucesso!
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