A área de Recursos Humanos, com o passar do tempo, ganhou cada vez mais importância no meio corporativo e, já de um bom tempo pra cá, podemos dizer que trata-se de um dos setores mais fundamentais para o bom funcionamento de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. Entender exatamente quais são as políticas de recursos humanos, porém, muito poucos entendem.
Uma resposta geral e básica quando surge esse tipo de pergunta é contratação e demissão dos colaboradores, pagamento do salário e benefícios de funcionários. Se não está errada, porém, essa resposta está no mínimo incompleta. Política de RH é um verdadeiro guia da administração do capital humano. As estratégias do RH são baseadas nessa ferramenta para selecionar, gerir e conduzir os colaboradores às metas da organização.
Para explicar de forma objetiva, selecionamos algumas das principais políticas de Recursos Humanos praticadas por grande parte das empresas.
PLANO ESTRATÉGICO
É um verdadeiro manual de estratégias e táticas que visam o crescimento e ampliação da corporação, fazendo com que ela tenha cada vez mais destaque diante do mercado.
RECRUTAR E SELECIONAR FUNCIONÁRIOS
Trata-se de uma das funções primordiais. Realizar esse processo de forma competente faz com que fiquem claros os objetivos da empresa com cada cargo e, escolhendo os profissionais adequados, evita-se a rotatividade.
ORGANIZAR E CONDUZIR
É um dos deveres do setor de RH criar métodos e rotinas organizacionais que controlem os processos internos. Um manual do colaborador, por exemplo, é um ótimo aliado da empresa para administrar o comportamento de seus profissionais. Por meio dele, os funcionários sabem o que devem e o que não devem fazer, de acordo com as exigências e expectativas da organização.
TREINAMENTO
É de responsabilidade do RH promover o treinamento e desenvolvimento dos profissionais da empresa. Sempre visando qualificá-los de forma a gerar os resultados almejados.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Avaliar periodicamente os funcionários estimula a melhoria e crescimento contínuo dos profissionais. Nesse sentido, é fundamental dar feedbacks sobre comportamentos, atitudes, atuação profissional, comprometimento com as tarefas etc.
AÇÕES INTERNAS
O endomarketing é uma das ferramentas mais eficientes para melhorar o clima e a comunicação interna de uma empresa. Para isso, é essencial promover comunicação interna com informativos sobre a empresa, mural de informações, e-mails institucionais, campanhas para o bem-estar e motivação de colaboradores, encontros, entre outras atividades.
Especialista em Recursos Humanos, a Talentos Consultoria está pronta para ajudar a sua empresa com nossas políticas de RH, comprovadamente eficazes e que proporcionam crescimento interno e externo. Entre em contato conosco e comprove a nossa competência
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