Prática cada vez mais comum em pequenas, médias e grandes empresas dos mais diversos ramos de atuação, a terceirização de mão de obra pode trazer ganhos estratégicos para uma empresa, como economia de recursos, profissionais especializados e melhora no sistema de gestão.
E como já não é uma prática exatamente nova no mercado, o tempo ensinou procedimentos que devem ou não devem ser tomados no momento de terceirizar uma organização.
Baseado nessas experiências, elaboramos uma lista com alguns erros e acertos de quem teve mérito ou sofreu na pele de acordo com as decisões tomadas em um dos momentos mais cruciais que um empresário pode passar: a decisão de terceirizar.
Índice de Conteúdo
Você vai colocar gente que não possui vínculo direto com a sua empresa, dar-lhes responsabilidades e liberdades sem pesquisar?
De jeito nenhum!
É preciso saber coisas básicas da empresa terceirizada, como, por exemplo que trabalhos ela já realizou, se ela responde a processos e a sua imagem no mercado de uma forma geral.
Inclusive, é necessário saber se a empresa terceirizada está apta a oferecer os serviços que a sua empresa precisa. Saiba mais sobre este assunto, clicando aqui.
É muito mais comum do que parece. Mas lembre-se que essas metas e objetivos irão nortear o trabalho da contratada na empresa e também servirão com métricas para avaliar a qualidade do trabalho.
Por isso de nada adianta definir uma série de indicadores que não podem ser atingidos.
Mais do que importante, é absolutamente fundamental escolher alguém da empresa para acompanhar o contrato de terceirização e garantir que todos os requisitos e objetivos negociados em contrato estão sendo realizados corretamente.
O gestor será peça fundamental durante toda a relação, por isso errar na escolha desse funcionário significará muito provavelmente um fracasso retumbante.
Você não está contratando qualquer coisa: Uma EMPRESA vai ser incorporada aos serviços da sua.
Não estar atento a de que forma esse contrato será elaborado, sem meias palavras, pode ser fatal para a sua corporação.
Defina claramente o escopo e o cronograma do seu projeto, comece pelos requisitos. Os prestadores de serviços precisam de informações completas para apresentar uma proposta realista e condições de preços razoáveis.
Trate e avalie o prestador de serviço como se fosse um funcionário em tempo integral. Não tenha medo de fazer perguntas. Verifique as referências e solicite um feedback dos clientes que já usaram seus serviços, sendo assim mais objetivo.
Contrate alguém com experiência específica na área.
Cerifique-se dos projetos semelhantes ao seu já realizados por ele e também se possui clientes satisfeitos.
Embora seja tentador, alguns pequenos empresários relatam que os projetos mais bem-sucedidos foram aqueles em que o fornecedor apresentava uma boa relação entre o custo e os resultados.
Se o preço apresentado for barato, desconfie.
Se for muito barato, esqueça!
A Talentos é uma empresa com ampla experiência em terceirização de mão de obra em todo o Brasil.
Oferecemos segurança para a sua contratação e os melhores profissionais para a sua necessidade.
This website uses cookies.