Blog

Como não se portar em uma entrevista de emprego – Dicas Talentos Consultoria

Em um mundo onde nosso comportamento é cada vez mais observado e julgado, devemos estar atentos aos olhos alheios a maior parte do tempo, ainda mais em situações específicas. A forma como você se veste, se porta, fala e até cumprimenta é analisada em diversas situações. E em uma entrevista de emprego, essa observação natural do dia-a-dia ganha a dimensão de uma lupa ou até, quiçá, de um microscópio.

Não são raros, muito pelo contrário, o caso de pessoas extremamente qualificadas que voltam decepcionadas não de uma, mas de várias entrevistas de emprego. Tudo ok com o currículo, a experiência desejada para o cargo existe, as qualificações, nem se fala. Então fica a pergunta: o que aconteceu entre o período que o candidato ficou sabendo da oportunidade de ser entrevistado até o desagradabilíssimo: “Infelizmente vai ficar para outra vez”.

As respostas para essa pergunta são as mais diversas, mas quase ou todas passam pela forma como o candidato, mesmo qualificado para o cargo, se comportou. E não se trata apenas da conversa com o recrutador. Elaboramos abaixo algumas dicas do que não deve ser feito para que as chances de ouvir “o cargo é seu” aumente consideravelmente.

NÃO SE ATRASE

Não, não mesmo, em hipótese alguma. Não precisa chegar às 14 para uma entrevista às 18h, mas de maneira alguma chegue a partir de 14h01. O ideal, aliás, é que chegue por volta de meia hora antes.

CELULAR DESLIGADO

A primeira coisa que o entrevistador vai pensar ao ouvir seu celular tocar ou vibrar será: “Isso pode acontecer em uma reunião importante dentro da empresa”. E a primeira coisa que fará será riscar seu nome da lista de candidatos. Celular tocando denota falta de interesse, desconsideração e pouco compromisso com o que está acontecendo naquela sala. E contra argumentar que foi esquecimento não vai adiantar muito. Afinal, o que de mais importante você tinha para fazer a não ser dedicar-se totalmente à sua entrevista de emprego.

APARÊNCIA

A forma como você deve ir vestido pode variar de empresa para empresa, claro, mas lembre-se. É uma entrevista de emprego. Não é um show de rock. Não é um sambinha com os amigos em uma tarde de domingo. Não é um casamento e, sobretudo, não é um desfile de moda. É uma entrevista de emprego. Informar-se sobre o perfil da empresa pode ajuda-lo a optar por esconder piercings e tatuagens. E chiclete ou bala, definitivamente não!

A ENTREVISTA

De forma alguma minta sobre suas qualificações. Quem está te entrevistando pesquisou sobre você e é especialista em análise corporal e verbal. Se você tentar enganá-lo o recrutador perceberá. E por mais que a pessoa a sua frente pareça gentil e simpática, lembre-se que ela está te entrevistando. Não sinta-se amigo dela e não exagere na informalidade.

Share

This website uses cookies.