Desde que o mundo é mundo é mais do que conhecida a necessidade que o ser humano tem de ser liderado de alguma forma. Questões filosóficas à parte, até porque vamos tratar do meio empresarial neste texto, identificar, reconhecer e estimular um líder é um dos maiores desafios dos profissionais da área de Recursos Humanos. Um acerto nessa escolha pode, sem exageros, transformar para sempre a história de uma corporação. E um erro também.
Por isso as estratégias de identificação e estímulo de lideranças atualizam-se de maneira incessante no mercado corporativo. Cada vez mais valorizados, os líderes são procurados com afinco e, quando identificados, todo um esforço é feito para mantê-lo na empresa e estimulá-lo de forma a exercer essa liderança de maneira proativa e positiva.
Mas como o RH pode reconhecer o colaborador ideal para um cargo de liderança? Que métodos podem ser usados para isso? De que forma uma empresa pode desenvolver líderes?
GARIMPAGEM
Não se encontra um líder em cada esquina e, trazendo esta afirmação para o mundo empresarial, não se encontra também em cada setor, atrás de qualquer laptop nem em qualquer papo durante um cafezinho. O profissional de RH que busca um líder pode ser comparado, sem exageros, a um garimpeiro, até porque ele pode estar em quaisquer desses locais citados, ou em diversos outros. É trabalhoso sim, mas não há muito segredo. Em um mundo dominado por aplicativos que parecem – e pretendem – resolver tudo, o bom e velho olhar analítico do recrutador ainda é a principal arma a ser usada.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O termo é desses considerados modernos, embora já exista há um bom tempo, e é uma das características fundamentais em um bom líder. Porém, não é fácil ser identificada até porque, a curto prazo, ela pode até ser simulada. A saída, então, é ter paciência na observação. Observar de forma discreta por algum tempo se o possível novo líder de equipe tem o costume de, por exemplo, estar sempre na defensiva ou encarar tudo de modo pessoal. Caso isso seja notado, riscá-lo da lista é necessário. Um líder deve ter o máximo possível de controle das suas emoções, ser frio quando necessário e caloroso nas horas corretas. Ainda no processo de análise deve ser observado como ele reage diante de um descumprimento de prazo, a forma como trata colegas e possíveis subordinados e se ele se preocupa em como suas reações afetam o time.
DINÂMICAS E TESTES
Dinâmicas de Liderança e Testes de Personalidade também ajudam a identificar quem está qualificado para um cargo de chefia. Durante esse processo, o recrutador percebe as habilidades, competências, diferenças e perfil comportamental dos avaliados.
Com estas e outras técnicas, algumas também aliadas à tecnologia, o gestor de RH tem em suas mãos ferramentas eficientes para identificar e desenvolver lideranças.
Com larga experiência no mercado de Recursos Humanos, a Talentos Consultoria tem os melhores profissionais para ajudar a você e sua empresa a trabalhar com o que há de melhor no meio corporativo. Entre contato conosco!
This website uses cookies.