Independentemente do tamanho do seu negócio e por mais recursos, sejam técnicos, tecnológicos e humanos que ele possua, está cada vez mais inevitável que chegue o momento em que seja preciso contratar os serviços de uma empresa terceirizada.
E o que já foi o momento de maior tensão e preocupação para grandes, pequenas e médias corporações é encarado com cada vez mais naturalidade.
Isso, porém, está longe de significar que muitas precauções não devam ser tomadas ao decidir dar tal passo.
A primeira pergunta a ser feita quando o assunto terceirização chega à pauta das reuniões de diretoria é: Realmente PRECISAMOS contratar uma empresa terceirizada?
Dada a resposta positiva, listamos abaixo algumas providências e cuidados para que o que representaria maior foco na sua atividade principal e economia de gastos não se transforme em um problema a mais para ser resolvido a curto e médio prazo.
Índice de Conteúdo
Parece óbvio, é, mas nunca é demais enfatizar.
A partir do momento em que a sua empresa mostrar ao mercado que terceirizará uma ou mais atividades, uma enxurrada de propostas das mais mirabolantes e prometendo serviços quase inacreditáveis surgirão.
Por isso ressaltar o ítem acima é importante.
Vão tentar te impressionar, mas, ao menor sinal de encantamento, concentre-se na pergunta: É isso que a minha empresa necessita, de fato? Mantendo-se fiel à razão pela qual você decidiu terceirizar, muito provavelmente estarás livre dos “encantadores de serpente”.
A grosso modo, se for para contratar uma empresa que, entre outras atividades, executa TAMBÉM aquela que você está sentindo necessidade de terceirizar, basta que a sua própria companhia abra um novo setor, não é mesmo?
Então, uma das principais providências a ser tomada é que a empresa escolhida seja ESPECIALIZADA na área que você deseja terceirizar.S
Dessa forma você terá um serviço que alie qualidade e excelência a custos aceitáveis. Além disso o trabalho será realizado de forma personalizada.
Ao escolher uma empresa que não é especializada na área, há sempre o risco de, ao invés de um trabalho de excelência e alinhado com as necessidades que você contratou, sua companhia receba uma “receita de bolo”. Solado.
Mais do que tudo, é fundamental que seja levantado e conhecido com riqueza de detalhes o histórico da empresa a ser contratada. E, caso exista mais de uma opção, como normalmente acontece nessas ocasiões, é necessário pesquisar cada uma delas.
Por melhor que pareça o serviço oferecido no momento, saber se este já foi realizado a contento em outras companhias e até obter um feedback de algo que tenha falhado anteriormente pode ser decisivo na sua escolha.
Conhecer as regulamentações sobre a terceirização também poderá te ajudar na hora de escolher uma empresa em conformidade com as exigências das leis trabalhistas.
Para que você esteja cada vez mais longe de optar por algo que não seja do seu contento, a Talentos é especializada exatamente em selecionar os melhores profissionais e poupar um retrabalho que só atrasaria e custaria mais à sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa expertise em consultoria de RH.
Você não vai se arrepender!
This website uses cookies.